Carta sobre pesquisas eleitorais

CARTA SOBRE PESQUISAS ELEITORAIS

Miguel Carqueija

 

Carta publicada no jornal “Tribuna da Imprensa” do Rio de Janeiro, em 20 de agosto de 2008, quarta-feira:

 

“Prezado Helio:

 

Sinto-me preocupado quando vejo você afirmar com tanta certeza de que, para a prefeitura do Rio, só dois nomes terão chance de chegar ao segundo turno. Esses dois seriam para nós, a catástrofe final.

E isso me leva a refletir: por que nos deixamos impressionar pelas pesquisas eleitorais? Elas são prejudiciais, interferem com a liberdade dos eleitores que acabam se deixando influenciar e mudam seus votos. Esquecem o voto de consciência e realizam o infame e imoral “voto útil”.

Imune a tal efeito, votarei em Solange, mesmo que a pesquisa a coloque em último lugar. Como a pesquisa nem poderia existir, eu a ignoro.

Por que ninguém levanta a bandeira da proibição das prévias eleitorais, que deformam e desvirtuam o processo?”

 

O diretor e editor da Tribuna, Helio Fernandes, teve a cortesia de responder minha carta, publicando logo abaixo do meu texto:

 

“Desculpe, Carqueija (houve um tempo em que ouvi muito esse sobrenome) mas eu disse que apenas 3 candidatos podem chegar ao segundo turno, lógico, somente chegam 2. Esses 3 são, Jandira, Eduardo Paes, Crivella. No resto concordamos em tudo. É verdade que as pesquisas influenciam o eleitor na hora de votar. Deviam proibir realmente essas prévias, como você sugere. Vote na sua candidata, Solange Amaral, não importa em que lugar ela esteja. Será um voto de consciência e de coerência com você mesmo.”