Idoso no Brasil.

Bom dia.

Vendo a matéria sobre oferta de empregos no Bom Dia Cidade de hoje me veio na mente um fato que me incomoda muito, há tempos.

Sou aposentado pelo INSS há 5 anos e me vejo hoje numa situação por demais incômoda. Diria até que humilhante, pois meu padrão de vida vem diminuindo ano a ano e não consigo manter a qualidade de vida que imaginava ao chegar na aposentadoria, após 45 anos ininterruptos de trabalho.

Até aqui, nenhuma novidade! O que me deixa indignado é o fato de, apesar de meus 71 anos, me considerar plenamente capaz de produzir no mercado de trabalho, devolver para a sociedade as três formações superiores que adquiri.

Procuro há anos uma oportunidade e nunca sequer tive uma proposta. E digo proposta, pois não procuro emprego, mas sim trabalho, pela necessidade de concretizar sonhos que esperei décadas para realizar. Somente trabalhar e agregar renda para concretizar meus sonhos e anseios.

Idoso no Brasil não tem valor porque é improdutivo? Não! Sou capaz de fazer muita coisa pela experiência adquirida e com muito menos energia dispendida, pois a vivência me faz “andar pelos caminhos mais curtos”!

Uma crítica, aliada a uma sugestão: concedam mais atenção a esse assunto. Vejo sempre reportagens como a citada, oferecendo empregos com o comentário “maravilha” da apresentadora do telejornal. Realmente é uma maravilha oferecer 400 vagas de trabalho em Rio Preto, como foi hoje. Mas isso me suscitou uma sugestão para outra matéria, mostrando esse lado desprezado costumeiramente pelo mercado de trabalho.

Atenciosamente.