Monólogo para Teatro e Vídeo “Segunda carta à solidão” (...Continuação de “Carta à senhora solidão”)

Monólogo para Teatro e Vídeo

“Segunda carta à solidão”

(...Continuação de “Carta à senhora solidão”)

de Thaís Falleiros

Senhora solidão,

Me escuta, por favor. Hoje a senhora fez algo que não me agradou. Eu estava disposta a ver gente, sair de casa, recomeçar a vida, paquerar, fazer novas amizades. E a senhora me perseguiu. Eu me arrumei, coloquei a melhor roupa, penteei os cabelos. E a senhora me stalkeou.

A senhora não cansa? Não tem nenhum artista precisando de ti para ajudá-lo a escrever uma poesia, fazer uma música, pintar um quadro? Por que a senhora escolheu justo a mim? Por que insiste em me perseguir? Por que não sai do meu pé? Por que não me dá um dia de folga? Ultimamente a senhora está me sufocando.

Tudo tem hora nessa vida, e sua presença lá no meio daquela multidão, foi ridícula. Me fez passar vergonha... E o pior, veio acompanhada da tristeza. Aí não dá! Sinto muito. Eu tenho dó dela, mas ela não foi convidada praquele evento. Ela não é minha amiga. A gente não tem gostos em comum.

Eu já me diverti muito com a senhora em vários lugares. Lembra daquela viagem que fizemos só nós duas? Fomos pra praia, andamos de avião e, tenho que confessar que a senhora foi a melhor companhia naquele momento. E adoro quando a senhora vem na sexta à noite, a gente estoura uma pipoca e assiste a uma série juntas. Mas levar a tristeza naquele evento, de penetra, eu não admito. Estragou o meu rolê. Eu não encontrei nenhum amigo, vim embora mais cedo, tive que dar carona pra vocês duas no meu carro, duas intrusas e ainda pediram pra entrar em casa quando chegaram aqui na porta. Não!

Temos que definir algumas regras aqui: sua presença só é bem-vinda quando eu permito. Eu é quem decido quando a senhora vem e qual amigo a senhora traz junto. Traga a inspiração e a alegria. Aí eu faço um jantar pra vocês três, a inspiração me ajuda a cozinhar e colocar os temperos na medida certa, a alegria pode trazer uma playlist, colocar no meu rádio pra gente dançar, e a senhora? A senhora faz companhia, só isso. A senhora não tem muitos talentos, né? (risos).

Desculpa mais uma vez, mas a senhora percebe que é muito influenciada pelas suas companhias? Precisa ter mais cuidado com quem anda, viu! Depois as pessoas dizem que não gostam da senhora e a senhora fica triste. Não é que eu não goste da tristeza, ela já veio me visitar várias vezes nessa vida, apesar de eu a evitar e acho que ela sabe disso. Inclusive ela já me ensinou algumas lições importantes que eu trago até hoje. Mas aí foi diferente, porque eu tinha pessoas amigas por perto para recepcioná-la, e a senhora não estava presente, graças a Deus, porque vocês duas juntas são insuportáveis.

Estamos entendidas?

Ah, se vir o amor por aí, avisa que eu tô procurando por ele faz um tempão. Ele sumiu.

Obrigada,

Até.

(Todos os direitos reservados. Ao reproduzir este texto é obrigatório a citação da autoria. Gratidão)

Thaís Falleiros
Enviado por Thaís Falleiros em 07/09/2022
Código do texto: T7600665
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.