CARTA PARA UM ESCRITOR INICIANTE

Jaboatão dos Guararapes/PE, 1 de outubro de 2022.

Caro leitor/escritor,

Digo logo de cara que os nossos primeiros anos no ofício da escrita são difíceis. A sua conta ficará no vermelho por um período longo. Os primeiros anos são de investimento e muita dedicação nos estudos e nas pesquisas. Mas se você não tem renda nenhuma, esse detalhe não resume o fim da sua carreira, e, sim, o começo dela. Não se desespere. Você precisa apenas ter disposição para correr atrás. Você errará muito. Tudo bem, depois a história fica boa de contar; Ariano Suassuna já dizia isso.

Nossa, meu caro escritor que está iniciando sua carreira agora, quero dizer que esse mundo dos livros não tem nada de vida fácil, assim como qualquer outro trabalho e a vida adulta. Para você que é uma criança ou um adolescente, os seus pais me entendem e um dia você também me entenderá. O nosso trabalho, em particular, exige muita labuta, estratégia e marketing. Ninguém fará por você um trabalho que, primeiramente, é seu. Você precisa divulgar o seu trabalho! Seu livro, seu conto, sua crônica, seu romance ou seu poema.

Escrita

Em primeiro lugar, como você trabalha com a escrita em várias dimensões, trago uma dica sobre escrita: Escreva com o seu jeito para criar sua marca, um estilo literário próprio; não se trata de seguir uma linha, entrar em uma onda de influência A ou B.

Seja apenas você mesmo quando estiver escrevendo!

Por que falo isso?

A escrita espontânea acontece depois de uma reflexão, conforme sua vivência e seu cotidiano, ou seja, ela chega sem avisar, sendo assim, vem sem aquele velho medo de errar. Pois foi algo que saiu de dentro da sua alma. Quando escrevemos aquilo que vem de dentro, certamente é algo particular e diferente; aqui, se encontra o segredo do estilo próprio. Sob o mesmo ponto de vista, você saberá se precisa, de fato, escrever. Ser um artista da palavra escrita.

No processo da busca pelo estilo de escrita, você terminará se descobrindo enquanto escritor. Essa imersão é maravilhosa. Ir ao encontro de si, sondar as profundezas e as claridades. Ah, isso é para os corajosos! Você sentirá confiança quando descobrir quem você é. Nunca espere por uma recompensa de fora. A resposta está entrelaçada na sua inspiração e respiração. O mundo particular está em si e naquilo que os seus olhos vêem.

Aliás, quero dizer uma verdade: a minha entrada de vez na literatura surgiu como necessidade de encontrar anseios de uma alma regressada para dentro de si. Fiz um mergulho íntimo com profundidade, coragem, sinceridade e serenidade. Com eles, expressei imagens traumáticas, sonhos contidos e lembranças poéticas. O passado submerso na escuridão ganhou claridade com o manejo nas mãos de uma escritora nata com alma de cientista que revelou uma personalidade firme e resiliente.

Percebi que era necessário escrever por não saber o que fazer e dizer!

Você precisa escrever, mas por quê?

Se a sua reposta foi “sim” como a minha, então saiba que nossa vida precisa entrar em harmonia com esse sim. Lembre-se: o treinamento diário te leva ao amadurecimento da escrita. Do mesmo modo, te permite capacidade para ser um melhor profissional. Não fique reclamando de sicrano que escreve isso ou aquilo. Uma afirmação: a escrita é uma arte! Se você não se vê mais fora dela, lute para que em todos os dias você possa escrever algo. Não importa o que seja. Uma frase, um pensamento, ou, quem sabe, uma ou dez laudas. Um dia você poderá estar com um livro em mãos vendendo em alguma rua da sua cidade.

Propaganda

Inquestionavelmente, temos uma mania de começar apelando para as pessoas próximas que divulguem nossos anúncios, pôster de publicação da (rede social) o canal no YouTube... ou algum cartaz de divulgação de lançamento... Tudo bem se ela começar a achar você um chato, que parece aquele vendedor da Natura, Avon ou Hinode. Não podemos ter vergonha de vender o nosso livro. Mas nada se encerra nessa fase. Quando passamos dela, a próxima é a propaganda na rua. Aqui, o marketing de guerrilha é necessário. Ah, aqui você não escolhe o público leitor! A abordagem, nesse momento, é para os grandes mestres de militância da arte e cultura... As pessoas, geralmente, vão gravar o seu nome e a sua fisionomia.

Se um conhecido seu lhe der as costas, não desanime; um desconhecido vai te acompanhar, pois ele é a sua persona. Assim, foque no seu público alvo.

Crítica

Algo que assusta qualquer pessoa que está começando é a tal da crítica. Essa veio para nos derrubar. Oh, vida malvada! Como já escrevo desde 2012, as minhas maiores pedras no sapato sofri no meio acadêmico, ou seja, produzindo ciência. Além de não ter experiência no ofício, a base ainda em formação me deixava a ver navios. O problema maior era a minha autonomia na escrita e no pensamento... E a disposição para defender aquilo que escrevo e acredito. Tem gente que gosta de jogar areia onde não deve. Cheguei à universidade já afirmando quem eu era na escrita, isso, claro, gerou conflitos, mas foram eles que me fizeram crescer.

Certamente, temos que aprender uma lição mestra: quando não sabemos receber uma crítica ou responder ela, precisamos de uma base, de um fundamento que nos dê segurança. Caro escritor, você precisar ser um pesquisador. Aquele cara que fica pesquisando até os pequenos detalhes. Para uma boa escrita, é primordial uma leitura extensa e rica. Leia conteúdos que sejam educativos e que te façam entender um mundo que não aparece, geralmente, de forma tão fácil.

Autoconhecimento

Um escritor precisa se conhecer, isso é de extrema importância para não ficarmos perdidos na nossa trajetória. Sempre vai haver altos e baixos. Mas existe algo que devemos ter certeza: temos que escrever. Disso não abro mão. Apesar dos pesares da vida. Vamos à luta cotidiana!

Conclusão

Um escritor precisa ser um bom leitor, ouvinte, comunicativo, pesquisar nato, agitador nas horas vagas (sem medo de rua e de pessoas). Um vendedor que vende cigarro para quem não fuma. Com o intuito de alegrar vocês, quero dizer-lhes que os críticos ativos estão pegando a direção do trem. Pois bem, uma palavra crítica eleva uma obra de arte. Emanuel Kant nos deixou algo similar, tipo o criticismo. Karl Marx falou que a crítica é o mergulho na raiz do problema. Profundo, para não dizer revolucionário. Assim, quero expressar a minha solidariedade e admiração a todos aqueles os quais se atrevem a mergulhar em sua alma sem medo.

Com o intuito de animar e inspirar vocês, esta é a dica de hoje!

Até uma próxima vez!

Gostou? Curte, comenta o que achou, e compartilha com os amigos!

Autora: Maria José de Melo.