FRAÇÕES DA VIDA FATEADAS EM EFEMERIDADES

A vida, tal qual o agir de um raio, é muito veloz. Por mais que vivamos aqui na terra e ainda que ultrapassemos os 110, 115 anos vividos, o poder de Deus é tão grande que convertido em sua graça, são apenas 110 ou 115 dias. Por mais tudo que você e eu possamos acumular em valores terrenos, chegará o dia em que de fato não terá valor algum. As vistas ficarão curtas, os ossos fragilizados, os passos mais lentos, o escutar mais distante, o riso mais intrínseco e o que restará como consolo, serão as lembranças que o cérebro ainda poderá revelar de tudo que ficou armazenado.

Isso quando o mesmo, se mantiver intacto pela ação das várias doenças que chegam a todos aqueles que atingiram uma vivência mais prolongada.

O tempo, do riso, do amor, do perdão, do passeio, do vislumbre pelas coisas belas, da ajuda e da troca de carinho com o nosso semelhante (mesmo que não o conheçamos) é exatamente agora.

Pensar somente em si, e nos prazeres que as condições facilitam usufruir, é o retrato de um egoísmo ou de um egocentrismo que não nos levará a caminho nenhum.

Mãos que se unem aquecem almas, passos divididos diminuem a distância, risos trocados embelezam o rosto, olhar de lealdade enobrece o viver e dá brilho a esperança. É assim que Deus quer que vivamos, entendendo que tudo aqui é passageiro.

A ciência diz que a terra tem bilhões de anos, os religiosos discordam dessa teoria, pois eis que a ciência ao afirmar com tanta veemência essa narrativa, eles ignoram que o mundo foi criado por Deus e muitos destes chegam a desconfiar até da santa existência divina.

Mas o que mais me chama a atenção para escrever esse texto, é como nos deixamos nos enganar ou nos levar pelas ambições que os prazeres e as ilusões (e tantas desilusões) a vida terrena nos proporciona.

Tudo que é belo, um dia ficará feio com a corrosão natural que o tempo nos dá. Tudo que é forte, um dia conhecerá a fragilidade, tudo que é novo, tornar-se-á num futuro bem próximo velho aos olhos do mundo. Por quantas vezes (e aqui me coloco como protagonista da minha própria vida) Corri feito louco atrás de pessoas achando que elas me dariam oportunidades para tornar o meu trabalho propagado como o deles pelo Brasil afora?

Perdi tempo, ganhei experiencia, juntei sabedoria para perceber que eu corria atrás dos meus concorrentes e qual seria a oportunidades deles abrirem as portas para mim?

“ACREDITEI TANTO NOS HOMENS QUE CHEGUEI A DESACREDITAR EM DEUS”

Essa frase um dia eu falei pra alguém, tentando traduzir o sentimento em dizer que corri muito atrás de quem nada nunca jamais por mim faria algo, e esqueci de perseguir o verdadeiro amigo que estava sempre ao meu lado estendendo-me sua mão gritando ao meu ouvido EU ESTOU AQUI e eu por vezes nunca parei para escutá-lo?

Com o passar do tempo vi, que mesmo ainda guardando as minhas facções mentais e corpóreas, eu chegava ao cansaço da corrida e resolvi sentar e esperar que minha alma me acompanhasse (Como os índios citados no livro O DIÁRIO DE UM MAGO DE PAULO COELHO).

Sim, eu resolvi por minha conta mesmo parar para respirar. Não desisti por conta de pessimismo, mas sim por perceber que corri sempre pelo caminho errado, pelas veredas escuras, deixando-me levar pelos elogios dirigidos.

Percebi que quem tinha vontade, acreditava e gostava do meu trabalho, só podia me ajudar com palavras e incentivos (O que me deu grande impulso para continuar). Mas quem de fato podia e detinha um certo poder aquisitivo para isso, jamais se mobilizou num sentido de projeção ao meu favor.

Hoje, eu guardo essas lembranças, (não como frustração, mas como um aprendizado que me fez refletir e tentar entender o quanto eu estava errado, mas que hoje percebo o quão corri tentando pegar a cabeleira do vento ou amassar as nuvens nas minhas mãos.

Sim; EU ACREDITEI TANTO NOS HOMENS QUE DEIXEI DE ACREDITAR EM DEUS.

AMIGOS? Tive muitos, cujo tapas recebidos nas costas dados por muitos deles, foram para me tirar dos seus caminhos pois não souberam ou não quiseram somar na caminhada que poderíamos juntos ter feito e ter mudado a nossa história.

Quer saber a real mesmo? Esqueci um pouco muitos amigos, me distanciei de vários e comecei voltar a ter um relacionamento mais honesto com Deus.

A vida é fatiada em efemeridades, e tudo passa com a velocidade da luz, num piscar de olhos o que somos poderemos não sermos mais, o que temos, poderemos não ter mais, o que perdemos poderemos não recuperar mais se continuarmos dando ênfases apenas AS COISAS que queremos conquistar.

Viva pra você, satisfaça a você mesmo, ame a você pra depois amar os outros compreendendo até as suas faltas ou falhas cometidas contigo. Foi assim que me lapidei aos poucos e entendi que a fama, os valores, o glamour, não faziam parte do meu roteiro de vida, pois foi querendo conquistar essas coisas fúteis, que me afastei por muitos anos dos caminhos de Deus. É careta falar em Deus, virei crente de bíblia debaixo do braço cuja palavra maior que hoje expresso é amém? Não. Não é isso, apenas quero dizer que mesmo inserido no contexto logico desse mundo, eu não posso querer que o meu querer seja substituído pelo querer de Deus em minha vida.

Quem se aproximou de mim pensando que eu poderia servir-lhe de escada ou escudo, simplesmente se decepcionou, pois o que eu sempre tive para oferecer foi sinceridade e muita amizade.

Eu nunca quis nada dos outros a não ser o respeito (que por vezes tantas me fora negado) a amizade, a parceria sincera e um mesmo trilhar em busca de soluções para tantos problemas vividos que poderiam ter amenizados pelo simples comportamento do servir sem cobranças e sem tantas competitividades nojentas que ainda imperam nesse vasto mundo.

O lugar ao sol existe sim, mas muitos são aqueles que mesmo estando ao teu redor, tentam roubar a tua sombra, sem saber este, que dois corpos não ocupam o mesmo espaço, e aquilo que nasceu para ser teu (face as tuas lutas) ainda virá ás tuas mãos.

Ser sincero custa caro, o preço é alto, incomoda os de “mentes avuadas” que dormem, sonham e acordam querendo receber elogios para que o seu ego seja alimentado pela fantasia do viver.

São as fatias da efemeridade que agarram no corpo e colam na mente, nos atos e no proceder do indivíduo, a ponto de fazê-lo cego, boçal e chorar solitário quando as luzes deixam de ser um foco de brilho em seu viver.

Não deixei de caminhar (jamais) apenas diminuir meus passos, pois na pressa que eu ia, poderia tropeçar-me por mim mesmo, por não ouvir aquela voz a me dizer: EU ESTOU AQUI.

Tempo perdido? Não! Aprendizado para um recomeço. Ainda tenho e guardo o instrumento que sempre utilizei para o meu labor, pois foi ele que fez com que muitas coisas boas tivessem acontecido ao longo do meu caminhar.

Qual o instrumento que você ainda tem e preserva como recordação e força motriz da tua estrada? Não sei... Mas você sabe o que de fato vale a pena ou não o guardar como um troféu, pois foi no exercício das tuas atividades mais árduas, que este instrumento sempre esteve aí do teu lado, te acompanhando te dando forças, te incentivando, te fazendo enxergar os caminhos para os próximos passos. Esse instrumento pode ser qualquer coisa que te faça crer que a vida é uma constante luta e que as fatias da efemeridade sempre existirão na vida de todos. A gente só precisa saber cortá-las com carinho, zelo e cuidado, para não cortarmos os laços e não ferir pessoas (mesmo aquelas que por vezes tantas nos fizeram sofrer).

Todos nós erramos, todos nós somos passiveis de erros (Hoje a nossa vida é pequena... amanhã tudo pode acontecer) Disse Raimundo Fagner numa de suas belas canções. Acioly Neto, também disse: AMANHÃ PODE ACONTECER TUDO, INCLUSIVE NADA...

Esteja preparado pois os dois lados da vida nos seguem, nos impulsionam, nos fazem avançar, frear, partir e ficar.Tudo depende das nossas escolhas e em quem de fato estaremos prontos para acreditar e dividir os passos dessas nossas jornadas.

Tudo é muito rápido e o amanhã do tudo depende do nada que tenhas agora. Vá, siga avante, confie, acredite, espere, pare, pense, mas acima de tudo, não largue a mão de Deus, para se deixar levar pelas promessas das pessoas que te acham careta falar Dele.

Os meus amigos que restaram, e que guardo na minha galeria de preservação, estarão comigo por onde quer que eu vá. Todavia, é sábio pensar que: O joio do trigo tem que ser separado, senão a sua colheita será um fiasco e o pior investimento que aprendera fazer na vida.

Lance boas sementes, pois a colheita da melhor seara está nas mãos do Deus que sempre te diz ao ouvido: EU ESTOU AQUI.

Que a paz te procure e que sempre te ache por onde quer que ande o teu coração.

O importante na vida é ser feliz, mas com dignidade e pureza de alma e de espírito sempre visando estar bem e levar a bondade para todo aquele que se achegar a ti. É sábio ter cautela para saber discernir quem de fato merece o teu abraço, daqueles que se dá fazendo com que os corações sincronizados se encontrem e batam num mesmo compasso de felicidade dividida.

FIM...

Carlos Silva - Caldas de Cipó – Bahia – 29 de janeiro de 2022.

CARLOS SILVA POETA CANTADOR
Enviado por CARLOS SILVA POETA CANTADOR em 08/11/2022
Código do texto: T7645250
Classificação de conteúdo: seguro