FELIZ NATAL PAPAI

QUERIDO PAPAI.

PENSEI MUITO ANTES DE LHE ESCREVER.

SABE COMO SOU ORGULHOSA, TEIMOSA E NÃO TRANSIJO QUANDO ACHO TER RAZÃO. MAS O CORAÇÃO FALOU MAIS ALTO… AFINAL, ESTAMOS AFASTADOS HÁ TANTO TEMPO…

SOMOS SÓ TRÊS, VOCÊ, EDUARDO AUGUSTO, EU E O MEU IRMÃO LUÍS.

VOCÊ, PAPAI, É MUITO ORGULHOSO E INDEPENDENTE, TENHO A QUEM SAIR...

DEPOIS DA MORTE DA MÃE - NA ALTURA FIQUEI COM A IDEIA QUE A MORTE DELA SE FICOU A DEVER À MINHA VONTADE DE SEGUIR ARQUITETURA QUANDO ELA SEMPRE SONHARA TER UMA FILHA MÉDICA. O LUÍS É ENGENHEIRO CIVIL E PAPAI QUE É ADVOGADO - DE GRANDE SUCESSO, RECONHEÇO… MAS VIVEMOS TÃO AFASTADOS, VOCÊ NO PORTO, PARA ONDE FOI APÓS FICAR VIÚVO, EU AQUI NA CAPITAL E O LUÍS EM LEIRIA…

ESTIVEMOS JUNTOS NO FUNERAL DE MAMÃE, EM BRAGA, JÁ LÁ VÃO TRÊS ANOS E MEIO, DEPOIS FOI O SILÊNCIO… SOMOS COMO QUE ESTRANHOS… BEM, SÓ PAPAI SE AFASTOU, POIS EU MANTENHO CONTACTO COM LUÍS. VIVE COM UMA MOÇA DA IDADE DELE, AINDA NÃO TÊM FILHOS…

QUANTAS VEZES FALÁMOS AO TELEFONE DESDE ESSA DATA? ZERO! NUNCA ME ATENDEU AS CHAMADAS...

NÃO CONSIGO ENTENDER ESSE SEU MUTISMO MAS RESPEITO A SUA VONTADE…

EU TIVE ALGUNS RELACIONAMENTOS, NADA DE SÉRIO EXCETO UM, CREIO TER SIDO REALMENTE O AMOR DA MINHA VIDA… COM O NOME MAIS VULGAR, ANTÓNIO, ERA AMOROSO, DEDICADO E SEI QUE ME AMAVA.

TINHA UM GRANDE DEFEITO (SEGUNDO A MINHA PERSPETIVA): ERA MUITO BEM PARECIDO E AS MULHERES VIVIAM À VOLTA DELE, TAL COMO ABELHAS ATRAÍDAS PELO PÓLEN…

SOU MUITO CIUMENTA, NA ALTURA FUI MUITO INSEGURA E APRENDI AMARGAMENTE QUE DEVEMOS COLOCAR-NOS NA PELE DO OUTRO ANTES DE TIRAR CONCLUSÕES PRECIPITADAS. FORAM OS CIÚMES QUE ESTRAGARAM TUDO.

ALGUNS MESES DEPOIS DA ZANGA, CONVERSEI COM UMA AMIGA DELE, INSUSPEITA, QUE ME CONFIDENCIOU QUE A MINHA IDEIA NÃO TINHA RAZÃO DE SER, ELE NÃO ANDAVA COM MAIS NINGUÉM E TUDO FORA IMPRESSÃO MINHA, DITADA PELOS CIÚMES. ELE ACABOU POR CASAR E RECONHEÇO QUE MATEI ESSE SONHO À NASCENÇA… MAS ORGULHOSA COMO SOU SEGUI EM FRENTE.

TENHO BOM VENCIMENTO, CASA PRÓPRIA, AUTOMÓVEL COM APENAS UM ANO E NAO PRECISO DE NINGUÉM…

DESCULPE, NÃO É BEM ISSO QUE QUERIA DIZER… PRECISO DA FAMÍLIA, DE VOCÊS OS DOIS E TENHO IMENSAS SAUDADES SUAS. NÃO SOMOS ILHAS, É UMA VERDADE AMARGA QUE TENHO APRENDIDO AOS POUCOS...

GOSTARIA IMENSO QUE PASSASSE O NATAL EM MINHA CASA (OU ENTÃO NA DO LUÍS, SE ASSIM PREFERIR), EU QUERIA ERA QUE NOS ENCONTRÁSSEMOS E TIVÉSSEMOS CONVÍVIO NATALÍCIO.

O MEU DO ANO PASSADO FOI TRISTE, SEM NINGUÉM, HÁ DOIS ANOS FUI A COIMBRA E ESTIVE COM O LUÍS, A 24 E 25 DE DEZEMBRO.

FAÇA-NOS A VONTADE, QUERIDO PAPAI, EU FALO EM MEU NOME, DE CORAÇÃO, E TAMBÉM EM NOME DO LUÍS.

SEI QUE A MORTE DA MÃE O FEZ ISOLAR-SE MAS ELA CONTINUA EM NOSSOS CORAÇÕES, PRESENTE EM MOLDURAS NAS NOSSAS CASAS, RECORDANDO-NOS A SUA BONDADE E TERNURA…

NÃO ME FAÇA CHORAR, QUERIDO…

VENHA…

ESPERAREMOS POR SI.

MUITOS BEIJOS DA ANNA, SUA DEDICADA FILHA…

Nota do autor: Este conto é apenas ficção, mas poderia ser verdadeiro.

FELIZ NATAL PARA TODOS OS RECANTISTAS!

Ferreira Estêvão
Enviado por Ferreira Estêvão em 22/12/2022
Reeditado em 22/12/2022
Código do texto: T7677567
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.