Compositor e poeta

Poeta e compositor eu acredito que sejam a mesma coisa, porém um tem mais atribuições que o outro. O poeta e um escritor que compõe poesias, enquanto que um compositor é um poeta que produz músicas de suas letras.

Um poeta não é compositor, no sentido de fazer músicas, mas um compositor pode ser poeta, se a questão for elaborar poesias.

Mas é importante lembrarmos que o que está ligado à poesia tem muito a ver com canção.

Antigamente existiam os "Aedos" na Grécia, eram conhecidos também como "Rapsodos". Eram uma espécie de poetas que cantavam suas poesias ao som da lira. Homero foi o mais célebre deles.

Suas poesias exaltavam deuses e celebridades da época.

Na Bíblia nós teremos os salmistas. Estes, por sua vez, só exaltavam e enalteciam a Grandeza de Deus. Também eram poetas, e não, eles não se apresentavam sem músicas. A Bíblia se divide em cinco partes, a terceira é a parte dos livros poéticos.

O livro de salmos é o livro das composições das sagradas escrituras, era o livro mais usado pelos judeus para entoar canções; foi o hinário que Jesus usou para cantar junto com os discípulos (Mt 26. 30)

Dessarte, podemos dizer que poeta e compositor são a mesma coisa, a diferença é só questão de nomenclatura mesmo. Mas, se formos seguir a forma contemporânea de como as pessoas vêm, poeta e compositor não pode ser a mesma coisa.

No mundo hodierno, poeta é um escritor que compõem poesia, enquanto que um compositor é um profissional que produz músicas.