Grande Assunção

22-04-1996

Ontem foi 21 de abril, Tiradentes, e nem mel lembrei. Assim é estar no estrangeiro. Aniversário do Beto (mano) também.

Não vou sair de Assunção, parece. Bom fui a Areguá e Capíatá. E Luque e Ypacaraí. Mas queria ir a Posadas. Queria pousar em solo argentino. Mas já não sinto a mesma necessidade de me espraiar por aí. Não tenho o mesmo ímpeto. Que é bom, é. Uma cidade no mapa, no postal, na boca dos outros não é a mesma quando se desce no aeroporto, na rodoviária, na avenida principal. Assunção, por exemplo. Agora, nós dois, eu e a planta da cidade já temos intimidade. Sei a ordem das ruas transversais e perpendiculares, as que se cruzam com as avenidas a partir do ponto onde estou. "Av. Rodriguez de Francia, 326, casi Iturbe." Iturbe, Yegros, Independencia Nacional, N. Sra. de la Asunción, Chile... As que descem... O xadrez do centro.

Sei localizar mais ou menos os bairros de que me falam, as saídas da cidade, os municípios do entorno, as cidades mais importantes. Assunção e o Paraguai já têm outra cara para mim. Por isso, queria conhecer a Argentina, quer dizer, Posadas. E por que não Clorinda, que é Argentina e é tão perto? (post-scriptum: Paulo Miranda e eu tínhamos uma competição, quem conhecia mais lugares no mundo. A contagem era por número de postais enviados).

LINEA 30 -LUQUE-ASUNCIÓN

Como as jardineiras lá do interior, na década de 50, são os ônibus aqui. Dizem que adaptaram caminhões brasileiros para servirem de ônibus. Hoje já estão em circulação alguns ônibus modernos, também provenientes do Brasil.

Para não me esquecer: Estádio Defensores do Chaco. Fui lá 3 vezes. Assisti Olímpia e Cerro, Olímpia e Éspoli, Olímpia e Barcelona do Equador.

O Cerro se classificou, o Olímpia caiu fora da Libertadores. Agora vai começar a fase eliminatória da Copa do Mundo, mas acho que já não estarei aqui.

Estão programando "huelga general" para os dias 2 e 3 de maio. 2 de maio é o dia da nossa (minha e do Marcelo) partida para o Brasil. Disseram na Varig que não vai haver problema, voos normais.

Filmes assistidos: Il Postino, Mortal Kombat, Heat (Al Pacino e Robert de Niro); um com a Cindy Crawford e um sobre a vida na prisão de um cara condenado a prisão perpétua, por engano, pelo assassinato de sua esposa. Sei que o título em espanhol tem a palavra... (já lembrei): "Sueño de Libertad".

Lugares mais frequentados à noite: Aqui Brasil (Mall Excelsior), Pinus Pub, Tirol, Británia Pub, Cafecito e Teatro Latino. Vi uma peça em guarani: "Sombras em la noche".

São 22:15. Segunda-feira. Só em casa. A lua vai se enchendo, meu dia de voltar está chegando. Partir é morrer devagarzinho. Ou algo assim, como dizia... Dizia quem? Está escrito no Cafecito.

William Santiago
Enviado por William Santiago em 15/02/2023
Código do texto: T7719710
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.