Marcha "campesina"

Assunção, 14 para 15/03/1996

No Paraguai. América do Sul sem fronteiras na fronteira do Brasil com Paraguai. A "Marcha Campesina" é amanhã. No rádio, mencionam-se os preparativos. Quantos médicos, enfermeiras, etc. etc.

Mercedes. Llaves e Rádio Ñanduti... Será isso? Fala-se guarani, língua doce, entre frases de espanhol. É o "Jopará", espanhol misturado com guarani. Há repórteres de todas as cidades por onde passarão os camponeses que, amanhã, farão grande manifestação em frente ao Parlamento.

Hombre de Sudamérica. Tererê em todas as esquinas.

Refranes y frases morales... Avda. Rodriguez de Francia, 326. O rádio faz propaganda do recadastramento eleitoral. Os partidos parecem mais organizados que no Brasil. Há manifestos a tod instante em apoio à manifestação campesina.

ABC Color, el diario completo. Rádio Ñanduti... O mapa do Paraguai em minha frente, copo de cerveja, o programa do Nicolás...

Está bom para o primeiro dia que escrevo do Paraguai

23 p/24/03/1996

Marcelo sai. Vai à boate ... bom proveito. Fico em casa. Já vejo a vida de um ponto de vista privilegiado. Afinal, não é fácil ter QUASE 46 anos.

Paraguai. Guarani e espanhol. Sérgio Aníbal. Um menino paraguaio encantado com a seleção brasileira de futebol, encantado com Bebeto. Inocência nos olhos. Onze anos de idade. Prometi-lhe uma camisa. N° 8. Do Bebeto. Nem sei se é. Ele diz que é.À beira do rio Paraguai. Seus remansos. As chalanas. E meu amor que se foi no remanso.

25/03/1996

Esfriou, chegou o outono em Assunção e a melancolia no coração. Vontade de voltar a ser menino,ter alguém pra me cuidar. Quando se fica velho, deve ser isso. Vovó Lóia chamava mamãe de Mãe. Reverso do reverso. O avesso do avesso do avesso...

Bom estar sozinho pra poder pensar. Ser a ilha que se é. Quando se quer. A gente precisa. Dói, mas é preciso. A individualidade triste da estrela no turbilhão da galáxia. Quando era menino, gostava que começasse a chover para esconder-me nas moitas no fundo do quintal. Escutar a chuva. O que é isso? É bom que haja obstáculos que os outros não possam ir aonde a gente está. Não mudei muita coisa desde aquela época.

Assunção. dizem que as flores explodem na primavera. Em setembro os ipês-rosa colorem Assunção. Já estou gostando. Os táxias amarelos... Será que é porque em NYC é assim? Será? Avda. Rodriguez de Francia. Passam os ônibus. Linea 30 pego para trabalhar. Não pego. Só uma vez. É que saindo às 2 melhor vir a pé. Ginástica e economiazinha. R$ 0,30 o preço de uma passagem. US$ 0,25 mais ou menos.

Ontem futebol no Botânico. Calcei chuteiras depois de muitos anos. Um colega, Reginaldo me empresstou. Até que não fui mal. Mas, com certeza, já não sou aquele ponta-direita que assombrava a torcida pitanguiense. Juvenil do João Albino, juvenil do CAP, tiular do PEC contra Cruzeiro e América... Às vezes, depois de driblar o lateral, faltam pernas para cruzar.

William Santiago
Enviado por William Santiago em 16/02/2023
Reeditado em 16/02/2023
Código do texto: T7720344
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.