14 .

Porto Alegre , 11 de dezembro de 2007

UM HUMILDE ENSAIO SOBRE O CIÚME INFUNDADO

Esta carta não é bem uma carta . Vou chamar de desabafo . Pode parecer uma tremenda ironia , utilizo uma correspondência à moda antiga ( sic ) , feita de modo moderno , para descrever comportamentos virtuais e atitudes reais .

Bom . Uma criança , e elas são mais espertas e verdadeiras que todos os adultos somados e multiplicados , tem noção do que é uma BRINCADEIRA e do que é REALIDADE . Às vezes não , há pequeninos que se atiram do sétimo andar achando que são o Superman - até graúdos alcoolizados - e outros pequerruchos que se acham o Homem - Aranha e saem trepando por prédios e montanhas . Com alguma sorte , viram alpinistas ou dublês em Hollywood .

E o ciúme , o que tem que ver com isso ? Pra mim , ciúme é POSSE . Uma pessoa acha que é dona de outra pessoa , e isso não existe . Não sou psicólogo , mas sou paciente ( nos dois sentidos ) , tenho minha opinião e ela pode estar errada , claro . Agora : CIÚME INFUNDADO é caso de internação imediata . O que é uma doença ? Se eu sou maluco por música - e sou - e isso não prejudica a minha vida , então sou saudável . Se eu deixar que a música domine a minha vida e faça com que eu fique cego para tudo o que seja bacana e que vá me acrescentar fora da música , então eu estou doente .

Não sou médico , mas o ciúme sem fundamento é patológico . Um medo da morte , normal . Um medo sem motivo aparente já é fobia . Ficar ansioso por nada inspira cuidados . É hora de consultar um doutor .

Ciúme entre pessoas que se ADMIRAM , COMPARTILHAM e se IDENTIFICAM , acho natural . Ciúme da AMIZADE entre pessoas que gostam de escrever e têm características em comum , é doentio .

É uma pena que há uma Lei não regulamentada no novo Código Civil : trocam - se e - mails com pessoas com as quais nos afinizamos , logo isso vira OBRIGATORIEDADE de contato , sedimenta - se uma relação e a mesma é destruída porque uma das partes fica TERMINANTEMENTE PROIBIDA de ter amigos , e as palavras ficam INEXORAVELMENTE ceifadas ao evoluírem para assuntos corriqueiros , como sexo , bobagens e diversão . Voltou a censura nesse país ? Divertir - se à distância agora é motivo de TORTURA e tempestade em copo d ' água .

Ciúme , tempero do amor ; ciúme infundado , caso de hospitalização urgente e sem direito a cura . Que pena

O Réu

Rodrigo Germano
Enviado por Rodrigo Germano em 11/12/2007
Reeditado em 22/06/2008
Código do texto: T773743