CARTA PARA O (A) LEITOR (A)

Jaboatão dos Guararapes/PE, 17 de abril de 2023.

Passaram-se exatamente 2 anos desde que o lançamento do meu primeiro livro “A Renda Fundiária na transposição do Rio São Francisco” ocorreu, em março de 2021, pela editora Índica. O livro é fruto de 8 anos de estudos concentrados e de muitos debates e muitas divergências no meio acadêmico.

Agora, estou com o segundo livro, “A Jitirana Poética”, em pré-venda, e está disponível na plataforma Benfeitoria. É através da campanha de financiamento coletivo que a Editora Toma Aí Um Poema possibilita a elaboração de projetos editoriais (livros individuais e antologia) e sua publicação.

Este segundo livro é de poemas e crônicas. Os textos poéticos resgatam a minha originalidade e identidade regional/interiorana; eles surgiram no período da pandemia da COVID-19, entre os anos de 2021 e 2022. Em meios às metáforas e com um vocabulário simples, denuncio, renuncio, choro e grito alto as minhas críticas e dores através da palavra escrita.

Com este segundo livro entro na literatura brasileira, marcando um passo a mais na minha carreira profissional. Sempre fui poetisa, mas esta minha versão estava adormecida. A cientista predominou até aqui. Sem ela, eu não teria escrito uma das obras mais importantes para entender a realidade agrária brasileira, especificamente, o Semiárido nordestino.

Para contribuir com a campanha, na plataforma você pode escolher: fazer uma doação como apoio; adquirir os meus 2 livros; adquirir o livro de poesia (na versão livro digital/ e-book ou o livro físico autografado), além de obter outras recompensas.

São diversas formas de você poder contribuir, e ainda levar as recompensas que tiver maior preferência.

Apoie a cultura nacional!

Esse projeto se soma aos demais que vieram/virão com temáticas de grande relevância social, tais como: regionalismo, a luta pela terra/água, semifeudalidade, questão agrária, violência sexual, e autismo.

É importante o seu apoio nessa fase de pré-venda!

Apoie e divulguem a campanha!

Maria José de Melo, escritora, geógrafa e poetisa!