... CARTAS AO MEU QUERIDO AMIGO E CONFIDENTE ...

Ah! Tantos anos já se passaram, parece que foi ontem quando entrei na sua sala pela primeira vez.

Chegar até você não foi tão difícil, pois eu queria alguém com experiência na sua formação.

Não que a idade fosse importante, mas eu também já não era tão jovem na época, talvez me identificasse mais com alguém que tivesse percorrido uma trajetória vivencial mais longa.

E você desde o primeiro momento me acolheu, tão tranquilo, tanto no semblante e na sua voz pausada...

Começava ali um lindo vínculo, uma confiança, uma entrega que duraria até o término dos meus estudos.

E não poderia ter escolhido melhor, além de meu terapeuta, você se tornou o "meu confidente" e hoje posso chamá-lo de "meu amigo".

E como foi importante ter compartilhado com você a minha história, minhas vivências, alegrias e dores. Você sempre sensível, respeitou o meu ritmo, o meu tempo, deixando que tudo fluísse como tinha que ser.

Algumas "voltas" no tempo aconteceram...De forma natural, onde o passado se fez presente ; algumas passagens do tempo foram ressignificadas e hoje caminho tranquila.

Meu querido amigo, urge o tempo e ela é a nossa melhor companhia e que bom que podemos rememorá-lo, se necessário. Lembranças emergem e se eternizam desse lugar tão distante !.

Quantos sorrisos, quantas vivências felizes, quantas realizações partilhadas em plena maturidade da minha vida; quantas lágrimas também, e você não podia enxugá-las, era preciso que eu vivesse as minhas dores, da forma que eu pudesse senti-las. E eu não podia negá-las, assim pude integrá-las a minha própria história, sem fragmentos e sem lacunas .

O conhecimento, a formação são importantes para entender os meandros da mente e da alma humana, mas nada substitui o acolhimento,o olhar e a compreensão empática diante daqueles que precisam. Tudo se esvai, sem sensibilidade...

Algumas questões existenciais permaneceram comigo, pois nem tudo podemos compreender à luz da nossa racionalidade. Somos pequenos e limitados, para algumas "inquietudes" não cabem respostas; é preciso que eu avance sozinha!.

Meu querido amigo, aqui me despeço, desejo que você continue assim, como você é, paciente, bondoso, com essa alma generosa e solícita, desejando tudo de melhor que esta vida pode nos oferecer.

Sigamos irmanados na nossa Fé, e gratidão, muito obrigada pelo seu incentivo e por você ter me ajudado a me tornar uma pessoa melhor!.

Muita paz e muita luz!

Desta, que muito te admira!

Até breve, meu querido amigo...