PARA QUEM BUSCA MINHAS RAÍZES

Prezada,

Obrigado pelo contato e, antes de tudo, dou-te meus parabéns por ocupar a cadeira de uma patronímica de tal envergadura.

Ao contrário do que tu afirmas, o sobrenome Tanajura é muito comum em todo estado da Bahia. Sei que não é muito comum no resto do Brasil. A família é enorme. Tem Tanajura por tudo quanto é canto desde o século XVIII. É patente que houve mistura com a família Castro. Não tenho conhecimento se tenho algum parentesco direto com o Antônio de Castro Alves, apesar de lembrar que, quando pequeno, ouvia o nome dele nas conversas familiares como mais um da família.

Encaminhei tua mensagem para um primo meu que pesquisa e organiza a genealogia da família. Vou consultar um outro primo que é historiador e se empolga muito com esses ramos genealógicos. De qualquer maneira dá uma olhadinha na página http://pagina.de/genealogia. Lá estão listadas as famílias Castro - Meira - Tanajura - Machado - Vilas Boas - Guimarães e Lessa. Sete famílias muito unidas em que seus descendentes se casaram entre si. É preciso paciência para pesquisar porque nos idos 1700 e 1800 era muito comum casamento entre primos, nomes em homenagens aos avós e tios e a certo ponto a gente se confunde com nomes iguais em gerações diferentes, ou sobrenomes invertidos, como por exemplo a família Alves de Castro em um ramo e de Castro Alves em outro. Independente disso, já anotei teu endereço e, quando tiver algum assunto sobre Castro Alves, será um prazer te remeter.

Abraços

F.