Carta ao meu pai na UTI II

Carta I: https://www.recantodasletras.com.br/cartas/7802258

Cáceres, 02 de junho de 2023, às 01h01min. Lua crescente, 22ºC.

Querido pai,

Gostaria de dizer que hoje foi um dia feliz, mas infelizmente foi um fiasco. Tomei a vacina da gripe juntamente com o reforço da Covid-19. Por conta disso, fiquei indisposto e tive uma reação. Achei que essa história fosse apenas fofoca da mídia, mas é real, o corpo realmente sente. Acabei dormindo a tarde toda e acordei às 22h, perdendo o horário. Tinha tantas coisas para resolver, incluindo a correção de uma dissertação de 156 páginas. Assumi esse compromisso antes de ontem para ajudar mamãe com as despesas. Enxerguei essa oportunidade de trabalho como uma providência divina, pois desde o seu AVC, fiquei intrigado pensando em como poderia ganhar uma grana emergencial.

Para compensar o tempo perdido, liguei o computador e concluí a 8ª avaliação daquele curso sobre preparadores e revisores de texto que te contei. Gravei todas as aulas e apostilas. Quando você sair daí, vou te mostrar tudo! Depois disso, acessei o site da Editora UNEMAT. Lembra daquele edital de publicação no formato E-book de teses e dissertações? Pois é, hoje saiu o resultado das inscrições e a minha foi deferida. Há 3 inscritos, eu e mais dois. Acredito que todos serão contemplados. Quero que você se inscreva no ano que vem, sua pesquisa é muito importante e precisa ser reconhecida.

Enfim, nem comemorei tanto esse resultado, pois as coisas andam horríveis sem você. Estou escrevendo enquanto estou na sala, olhando para o seu retrato na parede. Gosto tanto dessa foto, ela registra um dia muito importante para nós: a sua formatura no curso de Letras. Seu olhar sereno na fotografia está tão distante da expressão que vi em seu rosto hoje no hospital. Parece que você estava com medo. Não temas, pai! O pior já passou.

Fiquei sabendo que você teve um sangramento prolongado por conta da traqueostomia. Poxa! Eu e toda nossa família ficamos preocupados. Essa foi uma informação que o hospital estava escondendo de nós, mas uma enfermeira distraída acabou falando. Desculpe, pai. Apesar de ser um procedimento invasivo, só o autorizamos porque seria o melhor para você nesse momento.

Hoje, durante a visita matutina, você não abriu os olhos. Mesmo assim, eu e meu avô conversamos bastante contigo. Seguramos a sua mão, fizemos cafuné e apertamos os seus pés. Ele está muito forte, estou me inspirando em sua força para sobreviver a esse pesadelo. À tarde, você também não estava acordado. Que pena! Todos queriam interagir com você. Os médicos disseram que é importante que a gente te estimule durante as visitas, conversar contigo acelerará a sua recuperação.

Você também estava com febre. O médico disse que é alguma infecção que já está sendo combatida, possivelmente no pulmão, em decorrência da pneumonia. Assim que ela for curada, serão realizados os cuidados neurológicos necessários. Apesar desse novo desafio, a equipe hospitalar está contente e otimista com a sua evolução. Eles te apelidaram de "o milagre da UTI", pois poucos sobrevivem ao AVC tronco cerebral hemorrágico e, os que sobrevivem, demoram a acordar do coma e se movimentar. Você conseguiu fazer tudo isso em 8 dias de internação.Com certeza, você tem algum propósito maior aqui na terra. Vamos descobrir juntos durante esse processo.

Fique bem, pai.

Te amo.