O compromisso de dois dias por semana capaz de modificar a realidade jurídica

Com imensa gratidão e alegria, acolhi o pleito e retornei à minha amada primeira Comarca, Guaranésia. Este lugar foi fundamental em minha trajetória, onde aprendi valiosas lições, e agora, após longos anos, tive a oportunidade especial de voltar às suas terras acolhedoras.

Fui designado para cooperar “apenas” dois dias por semana, ciente das dificuldades que enfrentaríamos. No entanto, o elogio que recebi recentemente, advindo do grande jurista e Presidente da Subseção da OAB da Comarca, é um reflexo do nosso esforço conjunto em superar essas adversidades e impulsionar a celeridade processual.

Retornar a Guaranésia, onde dei meus primeiros passos como magistrado, trouxe uma mistura de nostalgia e determinação. Recordar as origens e reencontrar uma comunidade que tanto admiro motivou-me a buscar soluções eficientes e justas para a população local.

Foi com esse sentimento de compromisso que trabalhamos arduamente durante dois dias por semana. A quantidade de despachos e sentenças produzidas nesses curtos períodos de tempo superou minhas próprias expectativas. Testemunhei o impacto positivo e direto na celeridade processual, proporcionando resultados concretos e palpáveis.

Receber o elogio é uma prova de que nosso trabalho árduo e dedicado valeu a pena. O reconhecimento não é apenas um momento de orgulho pessoal, mas também um estímulo para continuar lutando por uma justiça mais ágil e acessível para todos. Cada processo resolvido e cada cidadão que encontra resposta em tempo hábil reforça a importância do nosso trabalho.

No entanto, é crucial ressaltar que esse sucesso não é apenas meu. Nenhum magistrado trabalha sozinho, e nesse sentido, minha equipe foi essencial para alcançarmos esses resultados. Meus assistentes, os servidores judiciais, os advogados e todos os profissionais envolvidos desempenharam um papel fundamental em cada etapa do processo. Agradeço a cada um deles pela dedicação e pelo compromisso em enfrentar as dificuldades ao meu lado.

Essa experiência enriquecedora me ensinou que, mesmo com um período limitado de atuação, é possível fazer a diferença. A conscientização sobre nossa responsabilidade como magistrados e a busca incessante por maior eficiência podem transformar a realidade jurídica de uma comarca.

À pouco tempo, discorri sobre o árduo caminho da magistratura.

Entretanto, incentivos dessa natureza, são capazes de nos impulsionar na busca para aprimorar nosso trabalho, para ser uma referência em agilidade processual e para garantir o acesso à justiça de forma célere e justa. Sei que ainda há muito a ser feito, mas esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo.

Agradeço à população de Guaranésia pela confiança depositada em nosso trabalho e por me receberem de braços abertos novamente. Retornar a esta comarca é uma honra e um privilégio, e continuarei empenhado em fazer o melhor pela justiça, consciente de que cada dia dedicado à celeridade processual é um passo em direção a um sistema mais justo e eficiente para todos.

Guaranésia, 27 de junho de 2023.

Milton Biagioni Furquim

Juiz de Direito