Exaustão do diagnóstico tardio

Carta aberta aos médicos;

Aos médicos que mencionam para um adulto você tem autismo, mas é leve. Leve para quem? Leve para os próprios, que não foram rotulados a vida inteira. Que não são aceitos e compreendidos pela sociedade. Que não tem que lidar com um cansaço extremo, depois de um dia cansativo e exaustivo, tendo que sentir dores de cabeça, incômodos constantes, mesmo com dores crônicas e ansiedade extrema, ter que ficar bastante tempo em filas. Mas todo mundo é assim... Ter que ouvir vários tipos de frases, como essa que citei acima. Seria tão fácil se você comece arroz... Como se fosse frescura. Gostaria de saber, leve para quem? Que passa por vários médicos, enxergam e não dão o diagnóstico, para começar o tratamento eficaz, das comorbidades. Que não sofreram retaliações durante uma crise. Que não foram julgados por ser diferente. Que não sofreram bullying e vários outros tipos de violência. Que não tem o olfato apurado, de chegar a incomodar. Que fica tão focado quando está executando uma tarefa ou assistindo um filme, pode ter uma tempestade que não irá perceber. Que mesmo a base de medicações para esquecer os eventos traumáticos, as crises vem e todos os dias como se tivesse revivendo tudo, juntando com taquicardia,... Avaliação psicológica e neuropsicológica ou relatórios de tratamento de psicoterapias, não são apenas palavras, é um trabalho árduo que necessita de amor e paciência a profissão. Como vocês médicos, estudaram anos e continuam estudando se especializando para nos proporcionar uma vida com mais qualidade e saúde psicológica. Fora que está na lei, qualquer médico com o CRM ativo pode fechar um diagnóstico e encaminhar para a intervenção ou tratamento. Além de sermos pacientes em busca de tratamentos, somos seres humanos, temos direitos.

Karine Pimentel
Enviado por Karine Pimentel em 29/08/2023
Reeditado em 10/09/2023
Código do texto: T7873000
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.