::. Sobre o amor

Quando iniciamos um relacionamento todo o caminho beira a perfeição. Tudo flui para que o encantamento aconteça. O "bom dia" passa a ser o motivo da alegria de todas as manhãs. O "boa noite" a certeza de um sono tranquilo. O "como foi o seu dia?" é o afago que deixa o nosso coração quentinho. O "estou com saudades", "senti sua falta", "eu te amo", "dormiu bem?" nos dá a certeza do carinho, da atenção, do cuidado. É fácil dizer que ama alguém quando tudo está bem, mas é na convivência que percebemos o quanto é importante manter o diálogo, falar abertamente sobre o que incomoda, e aparar as arestas sempre que necessário. Isso chama-se vontade de fazer dar certo, mesmo quando tudo está mal, quando tudo desaba, quando o assunto acaba, quando fica difícil tirar um sorriso. Situações incômodas, são superadas com tolerância, fortalecendo o sentimento que une duas pessoas imperfeitas, com suas histórias de vida, suas feridas e seus traumas. Esse mesmo sentimento deve ser cuidadosamente protegido e regado todos os dias, para que não se estabeleçam a indiferença, o tanto faz, os jogos emocionais e tantas outras miudezas que minam tudo aquilo, que no começo da relação fez surgir a reciprocidade, a paixão, a admiração, a vontade de estar juntos, de compartilhar momentos, e que por vezes precisamos avivar as memórias nas conversas guardadas.

É primordial uma comunicação clara e sem ruídos, disposição para escutar o que o outro tem a dizer e valorizar as afinidades, fugindo do ponto em que a disputa entra em cena. A leveza dessa união tem que trazer paz, harmonia e felicidade. Uma convivência saudável é regada com doses de paciência, tolerância, empatia e vontade. Vontade de ser melhor a cada dia, vontade de fazer diferente, vontade de construir e consolidar o que muitas vezes, por erros e falhas do passado ficamos temerosos. E o que dizer da maturidade? Ah, essa é a chave que abre portas para uma vida plena e feliz. E as pessoas mais felizes são aquelas que buscam evoluir, aprendendo com as experiências acumuladas nesse curto espaço de tempo chamado, VIDA.