Carta a uma Mãe em dificuldade

Querida mãe,

Sempre me lembro das pessoas amadas, todos que amam sempre se lembram dos seus amores, mesmo aqueles que se foram dessa vida ou aqueles que estão fisicamente distantes. O Amor une as pessoas e cria laços que podem durar toda a vida se for devidamente alimentado.

Nossa luta é de longa data e temos que nos preparar para o que há de vir, pois ainda não sabemos quantas batalhas teremos de enfrentar e é certo que passaremos por dificuldades até chegarmos em um porto seguro. E com Fé em Deus chegaremos.

Assim é o sonho de muitos que lutam e procuram fazer a sua parte nessa vida, buscando a realidade e deixando de lado os enganos e as ilusões fáceis e ao mesmo tempo vazias de conteúdo. Somente os prazeres da vida não darão sustância para preencher nosso coração.

Mas, nascemos fortes e podemos nos fortalecer ainda mais na Fé e na Esperança de dias melhores. Temos todas as condições para dar conta do nosso fardo por mais pesado que seja. Deus nos deu um potencial imenso, sempre podemos persistir mais um tanto e chegar em lugares melhores e mais tranquilos.

Ao longo do tempo descobrimos que muitas outras pessoas tiveram lutas bem mais difíceis do que as nossas, em condições bem mais precárias e mesmo assim venceram e deram conta do recado. Davi diante do temido gigante Golias, mesmo sendo jovem e sem armas e armaduras ou grande força física, o derrotou com apenas uma funda e uma pedra.

Assim, nós diante do gigante do medo, da doença, das dificuldades, da desilusão ou dos infortúnios temos que exercitar nossa Fé em Deus. Diz o ditado antigo que “quem encosta em Deus não cai”. Outro ditado diz que “o pouco com Deus é muito e o muito sem Deus é nada”. Assim vamos seguindo, confiando e plantando belas flores no nosso caminho e no caminho das pessoas que encontramos ao longo da nossa jornada. É possível que nossa vida se encha de belas flores, ao longo do tempo nossa vida seja repleta de amores plantados e edificados nessa história que escrevemos constantemente em nosso presente e ainda podemos reescrevê-la a cada dia, enquanto há tempo.

Tenho lembrado muito de você e da sua luta. Creio que com o passar dos dias você vai descobrir que muitas outras mães tem a sua mesma luta com muito menos condição que você. Sei também que isso não é capaz de consola-la, mas o consolo você achará no fortalecimento da sua Fé, nos dias que virão e que irá descobrir que é capaz de fazer o seu melhor, de doar a sua vida a uma nobre causa. Da sua constância naquilo que você acredita e busca construir na sua vida.

Saiba que nos momentos mais difíceis sempre poderá contar comigo, com um alô, uma palavra, breves palavras que podem nos dar mais força para continuar. Te encaminho uma oração, que em alguns momentos e no silêncio de estar só, tenha sempre em mãos para relembrar e orar consigo e com o Salvador. Isso te dará força.

Amém!

Florianópolis, 30 de março de 2023, Lua Crescente.

Oração de autoria do Chico Xavier:

Vencerás...

Não desanimes.

Persiste mais um tanto.

Não cultives pessimismo.

Centraliza-te no bem a fazer.

Esquece as sugestões do medo destrutivo.

Segue adiante, mesmo varando a sombra dos próprios erros.

Avança ainda que seja por entre lágrimas.

Trabalha constantemente.

Edifica sempre.

Não consintas que o gelo do desencanto te entorpeça o coração.

Não te impressiones nas dificuldades.

Convence-te de que a vitória espiritual é construção no dia-a-dia.

Não desistas da paciência.

Não creias em realizações sem esforço.

Silêncio para a injúria

Esquecimento para o mal.

Perdão às ofensas.

Recorda que os agressores são doentes.

Não permitas que os irmãos desequilibrados te destruam o trabalho ou te apaguem a esperança.

Não menosprezes o dever que a consciência te impõe.

Se te enganaste em algum trecho do caminho, reajusta a própria visão e procura o rumo certo.

Não contes vantagens nem fracassos.

Não dramatizes provações ou problemas.

Conserva o hábito da oração para quem se te faz a luz na vida intima.

Resguarda-te em Deus e persevera no trabalho que Deus te confiou.

Ama sempre, fazendo pelos outros o melhor que possas realizar.

Age auxiliando.

Serve sem apego.

E assim vencerás.