Um dedo de prosa com Gonçalves Dias

Caxias (MA), 18 de novembro de 2023.

Caro poeta, Gonçalves Dias!

Neste exato momento, larguei tudo que estava fazendo para conversar com você, meu amigo grande poeta Gonçalves Dias. Estamos numa época em que conversar com um amigo é coisa rara. Todo mundo muito ocupado, numa correria desenfreada.

Gostaria de lhe contar que participei de vários eventos alusivos ao seu bicentenário, no dia 10 de agosto de 2023. Comecei cedo pelo Centro de Ensino Gonçalves Dias, escola que leva o seu nome e que também estava aniversariando, completou 100 anos. Lá encontrei alunos criativos, professores comprometidos e uma Direção altamente preocupada em oferecer o que tem de melhor para os alunos, apesar das dificuldades estruturais da escola.

À tarde participei da palestra Gonçalves Dias: uma paixão, com Ana Miranda, uma estudiosa de sua obra e autora do romance Dias e Dias. A palestra foi promovida pela Academia Caxiense de Letras, Institutos: Poeta Carvalho Júnior, Instituto Histórico Geográfico de Caxias e a Secretaria de Cultura de Caxias.

À noite levei os meus alunos do C. E. César Marques para prestigiarem o Sarau Dias de Poesias Recital e Musical: uma homenagem aos 200 anos do poeta Gonçalves Dias, com várias apresentações a seu respeito. Tudo muito bem organizado e dirigido por Gilvaldo Quinzeiro, com o grupo AbraçArte e demais artistas locais. Foi emocionante e encantador. Um primor!

No dia 11/08/2023 participei do Encontro literário com Ana Miranda novamente, na Academia Caxiense de Letras. Na oportunidade adquiri o romance Dias e Dias que foi autografado pela tão renomada escritora. Na ocasião, adquiri também o livro de poesias de Mercilene Torres e Joniery Rubim, “Entre Palmeiras e estrelas: um tributo a Gonçalves Dias em seu bicentenário”.

No dia 12/08/2023 realizamos o Sarau Bicentenário com a premiação e a leitura das cartas vencedoras do Concurso “Cartas para Gonçalves Dias”, na praça que recebe o seu nome. A Praça Gonçalves Dias fica bem no centro de sua cidade natal, Caxias, terra de Gonçalves Dias como assim é chamada por esse mundo a fora.

Não posso deixar de lhe falar sobre o nosso incansável artista visual, ator, produtor cultural e professor Sidny Brito ou simplesmente Sid Sertão, que juntamente com David Sousa, fotógrafo, editor de imagens e de vídeos forma uma dupla incrível, criativa que faz toda diferença, nesse momento de efervescência cultural, literária em nossa cidade com o Festival Agenda, fruto do Coletivo Feira da Arte de Caxias e Aldeias altas. Dentre tantas produções podemos citar:

ExposiçãoTecer (Sidny Brito, David Sousa e Aliniê Moura do SESC); Exposição: Homenagens a Antônio Gonçalves Dias, na Academia Caxiense de Letras; Turma do Gonçalvinho; Baú Viajante; Performance poética feita pelo Sid, Produção de um vídeo pelo David onde o Sid anda pela cidade percorrendo os principais pontos turísticos, com o fundo narrativo da Canção do Exílio. Garanto lhe dizer que ficou fenomenal, uma jogada de mestres.

No dia 07 de outubro de 2023 foi realizado o Sarau do C.E. César Marques, onde Sidny Brito, apoiado por David Sousa, apresentou a performance Dias Atuais. Foi um show de declamação intercalada por narrativas de suas histórias e memórias. Além dessa apresentação, os alunos apresentaram I-JUCA PIRAMA e, logicamente não podia faltar a performance do seu lindo poema “Ainda uma vez, adeus”. Para fechar essa noite memorável os alunos cantaram a música: "Tributo a Caxias", de Naum Esteves.

Outro evento que merece destaque no seu bicentenário é a Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais- FLICT que teve como tema: Bicentenário de Caxias: um convite à poesia. A FLICT é um momento único e indescritível de tão grandioso, porque é onde a poesia e a arte se fazem presentes de uma maneira tão marcante que só vendo para sentir e viver esse momento mágico de amor à literatura e à cultura. Na oportunidade, a escola Lourdes Feitosa musicalizou um poema produzido pela escritora Elany Morais, em sua homenagem, caro poeta Antônio Gonçalves Dias. Foi uma apresentação brilhante.

Saiba que sempre fui sua fã desde muito cedo até hoje. A Canção do Exílio soa como música para os meus ouvidos. Espero que tenha gostado de saber tudo isso a respeito do seu bicentenário.

Foi uma verdadeira festa literária que nos deixou orgulhosos e orgulhosas de tê-lo como nossa grande fonte de inspiração.

Abraços poéticos com poesia, estima e afeto!

Sua admiradora de hoje e de sempre, Marinalva Almada

Marinalva Almada
Enviado por Marinalva Almada em 22/12/2023
Reeditado em 22/12/2023
Código do texto: T7959770
Classificação de conteúdo: seguro