22 DE FEVEREIRO

Francisco de Paula Melo Aguiar

Ao Historiador José Marconi Gomes Vieira.

(Ref.: Você veio ao lançamento do livro?...)

Comunico a V.Sa., que compareci ao lançamento do livro na Academia Paraibana de Letras, às 18h e 21m, do dia 21 de Fevereiro de 2024, tomei assento na primeira cadeira da segunda fila do lado direito de que vem da mesa diretoria à porta da escadaria do auditório da referida instituição. Os trabalhos foram abertos e encerrados pelo presidente da APL, a historiadora Martha Falcão foi convidada para mesa e os historiadores José Otávio de Arruda Melo e José Marconi Gomes Vieira, apresentadores da obra: "Tempo de Lembrar: Antônio Aurélio Teixeira de Carvalho", foram igual convidados para da mesa participar. Inicialmente V.Sa., foi a tribuna, leu a biografia e a historiografia da autora do livro lançado para o conhecimento do público, como pública foi a passagem da vida do homenageado Antônio Teixeira, como ex-vereador e ex-prefeito de Santa Rita, cuja personalidade grata já foi por mim lembrada com um dos capítulos do meu livro: Santa Rita, Sua História, Sua Gente, 2a. edição, São Paulo, 2016, cuja obra tem o prefácio da historiadora Martha Falcão.

Depois de vossa digna preleção ao vivo e à cores, com cortes complementares entre o que lia e o que improvisava enfatizando o conteúdo do livro e de sua autora, prova que conhece o conteúdo do mesmo.

Aplausos!

O segundo a manifestar sua apologia afirmativa da mulher santaritense de primeira cepa na pessoa de Martha Falcão, homenagem mais que necessária, porque ela é um exemplo de mulher, de filha, de esposa, de viúva, de avó, de irmã, de tia, de cunhada e de amiga ímpar.

Assim sendo, uma vez concluída a fala do historiador José Otávio de Arruda Mello, a autora do livro, emocionada agradeceu a todos familiares e amigos pela homenagem prestada ao honrado Antônio Teixeira, seu pai, dizendo que escreveu o que viu, anotou e guardou no seu imaginário a respeito de suas realizações à frente da administração pública de Santa Rita pela esquerda e depois pela ARENA 3, presidida em Santa Rita pelo deputado Egidio Madruga e o grupo Ribeiro Coutinho.

Emocionada durante sua fala, chorou como força de expressão de uma criança que se separa da família no primeiro dia de aula, exaltando as qualidades morais e pessoais de seu pai Antônio Teixeira, que somente ela como filha poderia saber mais que ninguém.

Aplausos!!!

Outrossim, presente se fez à mesa doa trabalhos o presidente do IHGP - Instituto Histórico e Geográfico Paraibano.

E o presidente da APL e ex-deputado Ramalho Leite, encerrou a solenidade e convidou a todos para participar dos comes e bebes.

Não fiquei para o coquetel, pois, compromissos do dia no meu colégio ainda reclamava a minha presença física em Santa Rita para não deixar o que fazer para o dia seguinte. Isto faz parte do meu ofício de menino professor no dizer da própria Martha Falcão, uma testemunha oculat de meu sonho no magistério primário, secundário e universitário realizado com a fundação do COFRAG em 5 de janeiro de 1964 e da Faculdade IESPA/FAFIL, a pioneira em Santa Rita e que teve seu reconhecimento pelo MEC em 1996.

Em tempo, fui a mesa e dei-lhe o meu abraço em Martha Falcão, onde ela agradeceu-me a presença e disse que estava emocionada e realizada. Falei com familiares da autora e com parte dos santaritenses ali presentes no auditório. Aplaudi a todos e a homenageada, assim como se bate à porta antes de entrar na casa de parentes e amigos próximos.

Parabéns a autora e aos ilustres apresentadores da obra.

É tempo de lembrar.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 22/02/2024
Reeditado em 22/02/2024
Código do texto: T8004264
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.