Carta para os adultos.

Queridos

Eu na minha tenra idade era maluca para ser adulta, pois pensava que as pessoas mais velhas eram as únicas sábias e sensatas.

Hoje, na casa dos meus quase noventa anos, chego a conclusão que não é bem assim.

Lógico, que não vou desonrar a minha classe, dos idosos, das pessoas que tiveram a oportunidade de viver anos, décadas e de participarem de momentos históricos. Nós somos sábios sim, mas neste momento quero destacar a vida das crianças.

Primeiro, as crianças de hoje são fenomenais, elas já nascem sabendo de tudo, que não precisam esperar sete dias para abrir os olhos como era na minha época.

Quando eu ouvi falar de crianças estrelas, na minha inocência, imaginei que fossem os anjinhos, que tinham partido logo ao nascer. Depois, descobrir que são crianças mais que especiais, plantam amor, são mais empáticas, extremamente inteligentes, generosas e pensam fora da caixa.

Tenho dois tataranetos assim aprendo tanto com eles, que até eu fico assustada.

De cá de cima, no mundo dos adultos, muitas vezes, olhamos para nossas crianças como incapazes de pensar, criar teorias, estratégias de sobrevivência e ter criticidade, contudo o que tenho percebido é que a garotada está muito, muito à frente de todos nós.

Sabe, as crianças estrelas? Elas estão ao nosso derredor o tempo todo, todavia, não as percebemos, as ignoramos e não sabemos aproveitar o que essa meninada tem para ensinar.

Eu tenho tempo para ouvi-las e isso me faz muito bem, porque elas estão mudando conceitos que eu tinha, e/ou que eu dizia não aceitar. Mas quando elas dizem "Tata, você precisa respeitar", "Tata, você precisa repensar". " Tata, você precisa olhar com os olhos do coração "...

Aos pouquinho, comecei a observar as flores, sentir borboletas no estômago novamente e fui aprendendo a florir novamente.

Assim desse jeito, eu estou trilhando um novo caminhar, seguindo as estrelas coloridas, que iluminam meus dias, exalam perfumes de igualdade, semeiam generosidade e fazem do mim uma pessoa melhor.

Pais, mães, tios, tias, professores, irmãos, irmãs, adultos de todas as ordens desçam do pedestal e prestem atenção nas crianças que cortam os seus dias, olhem para elas não com os dois olhos, mas sim, com o terceiro olho, o do coração.

Não sejam teimosos, permitam-se ver a luz das estrelas dentro de vocês.

Um abraço afetuoso

Vovó Nina

Luciara Furtuozo
Enviado por Luciara Furtuozo em 23/02/2024
Reeditado em 24/02/2024
Código do texto: T8005506
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.