CARTA ABERTA A ANANDA MARGA

CARTA ABERTA A ANANDA MARGA

Autor: HERIBALDO DE ASSIS *

Eu não consigo fazer as posturas de Yoga (não tenho flexibilidade), nem consigo meditar horas a fio – mas ninguém ama a Ananda Marga mais que eu, ninguém ama o belo legado e a bela Filosofia de Srii Srii Anandamurti mais que eu .A Ananda Marga possui conhecimentos, possui uma espiritualidade que outras organizações religiosas ou espirituais não possuem pois nosso Anandamurti, nosso Baba é único (muitos neste mundo procuram esses conhecimentos espirituais, esses verdadeiros tesouros mas não sabem onde encontrar).Mas, mesmo com todos esses predicados a Ananda Marga passa por dificuldades: as jagritis (locais onde Monges, Monjas e adeptos da Ananda Marga se reúnem para meditação e palestras) estão sendo fechadas por falta de pagamento pois muitas dessas casas são alugadas, monges e monjas estão adoecendo sem terem assistência médica por falta de condições financeiras – o futuro da Ananda Marga está em risco! Muitos dos grandes monges que nos inspiraram não estão mais entre nós: Dada Tapesh e Dada Brahamananda se foram desse mundo (e como chorei o desencarne desses dois grandes monges – até hoje lamento) – quem ocupará o lugar desses monges e monjas que partiram deste mundo? Quem levará adiante a bela Filosofia de Srii Srii Anandamurti? Será que daqui a 100, 200, mil anos a Ananda Marga ainda vai existir neste mundo?Os anos 60 e 70 se passaram – a Ananda Marga precisa se modernizar para continuar subsistindo: não pode mais continuar estagnada, encolhida: precisa expandir-se, precisa fortalecer-se. A Ananda Marga é formada por Monges, Monjas (que são professores da espiritualidade) e Margues (que são os adeptos, os alunos) – a função de um está condicionada a função do outro pois não pode haver professor sem aluno e nem pode haver aluno sem professor. A Ananda Marga é, então, uma grande família espiritual mas que precisa, urgentemente, dar-se as mãos para continuar existindo (e da melhor forma possível) – a solução para os problemas da Ananda Marga estão dentro da própria Ananda Marga: mas se o talento e o potencial de cada integrante for desperdiçado então a Ananda Marga não poderá obter ajuda. Eu não sou o presidente da Ananda Marga mas se minhas boas ideias fossem implantadas a Ananda Marga iria expandir-se, fortalecer-se, ficar mais conhecida e obter bons adeptos – uns são bons em meditar, outros são bons em fazer posturas de Yoga e outros são bons em ter boas ideias (boas ideias que não podem continuar sendo desperdiçadas).O monge da Ananda Marga que ensinou-me a meditar chegou a passar fome na nossa cidade na qual ele residia – fiquei sabendo desse fato depois. Então imaginem a minha grande dor pelo fato de não ter conseguido ajudá-lo: eu estava desempregado na época e continuo desempregado pois, mesmo com meu grande talento, a cidade na qual resido não oferece-me boas oportunidades (um peixe não pode nadar no deserto – é uma frase que criei para ilustrar esse fato).Para iluminar a escuridão é preciso uma vela e fósforo – mesmo com boa vontade é muito difícil resolver problemas sem condições materiais para isso. Então, não basta apenas meditar e fazer posturas de Yoga – é preciso conseguir sobreviver enquanto ser humano, enquanto Instituição, enquanto Organização: não é fácil ser Tantra (ainda mais neste mundo) mas se o Tantra é nossa cruz, também é a nossa salvação. Eu não quero que jagritis sejam fechadas e sim que mais jagritis sejam abertas, eu não quero que monges e monjas passem fome ou que fiquem sem uma boa assistência médica e sim que se alimentem bem e sejam bem cuidados para continuarem transmitindo belos ensinamentos, eu não quero que a Ananda Marga se apequene e sim que se expanda, eu não quero que talentos de Margues que nem eu sejam desperdiçados e sim devidamente aproveitados pela Organização. Nosso sagrado objetivo não é o dinheiro e sim o Amor – tudo em função do Amor: até mesmo o dinheiro que obtivermos com nossos talentos, com nossos honestos esforços. Ajudar bons monges e monjas em dificuldade é um ato de Amor, ajudar Margues em dificuldade é um ato de Amor. Amor é o que os grandes Mestres que vieram a este mundo ensinaram, Amor é o que nosso Mestre Srii Srii Anandamurti , nosso Baba nos ensinou: e se em nossa grande família espiritual está havendo fome, desamparo e abandono é sinal de que não está havendo Amor entre nós (e nem inteligência). Srii Srii Anandamurti escreveu que nunca estamos sós ou abandonados e que a mesma força que guia as estrelas também nos guia – mas, por vezes, sentimo-nos desamparados, sozinhos, imersos nas trevas dos problemas então para aqueles que possuem vela e fósforo eu peço: iluminem os caminhos daqueles que não possuem.Sem ajuda é impossível sair das trevas, sem ajuda é impossível sair do inferno, sem ajuda é impossível resolver problemas. A Ananda Marga é uma escola, o mundo é uma escola – para ensinar e aprender belas coisas é que viemos e uma destas belas coisas é a fraternidade, a solidariedade: somente assim as trevas se dissiparão, somente assim problemas serão resolvidos, somente assim teremos forças para nos guiar e ajudar a guiar os outros, somente assim poderemos repartir o belo pão da vitória!

(* Escritor, filósofo, poeta, compositor, redator-publicitário, roteirista, Licenciado em Letras e autor do livro Redações Artísticas – a arte de escrever.E-mail: redacaoartistica@hotmail.com)