Carta ao meu filho

Quando não consigo conversar mando uma carta como essa que mandei ao meu filho.

Querido Filho, bom dia.

Me perdoe por dizer a você coisas que não te agradam, ou falar de forma errada o que estou pensando. Talvez eu esteja, no seu conceito, me metendo no que eu não devo e até te ofendendo.

Antes de você ser qualquer coisa na sua vida ou ter qualquer relacionamento de amizade ou mais profundo com as pessoas que você conheceu, conhece e se relacione, eu já era seu Pai e te amava e sempre amarei, você gostando disso ou não.

Não aceito ser julgado por quem quer que seja que não seja o nosso Pai e nosso salvador Jesus de Nazaré. Quando chegar o momento, serei julgado por eles. Enquanto isso, vou caindo e levantando, errando e acertando, pedindo perdão e perdoando e me esforçando muito para tudo isso e continuar vivendo enquanto nosso Pai permitir.

Quando casei com sua mãe eu sabia o que estava fazendo, não tive dúvida nenhuma, fiz o que fiz e passei por todas as dificuldades que a vida conjugal nos traz. Constituir uma família e conseguir equilibrar as individualidades e as suas vontades não é fácil. Estamos aqui há 32 anos e continuaremos por outro tanto sempre dando mais bons exemplos do que ruins.

Me perdoe, mas estou cansado de conviver com você e a sua indiferença e o seu não me toques constante. Sinto que você está confuso com um monte de coisas e não tem nem a certeza de que pode confiar nos seus Pais e na sua irmã. Nós somos os únicos que pulariam no poço para te salvar se você precisasse. Não tem um dia que eu não peça a Deus para te ajudar a encontrar o caminho da certeza. O mais importante nessa vida é ter a certeza de nossa individualidade. Saber e ter certeza de quem somos e o que queremos e não temer nada.

O casamento que você pretende fazer, tem que ser uma troca e tem que ter certeza e equilíbrio, quem vai cuidar do jardim que vocês vão construir? quem vai regar as plantas e retirar as ervas daninhas? quem está preparado para colocar o outro em primeiro lugar? Você está preparado para fazer isso pela sua vida inteira?

Antes de mais nada, antes de dar o próximo passo, precisamos saber quem somos e ter certeza disso e o mais importante é não temer ser você mesmo.

Sempre te dei liberdade para dizer o que pensa e sempre aceitei de boca calada as suas ironias e outras coisas que você me diz e faz, já que eu também faço. Entendo de fato que nunca te podei em nada, sempre deixei você a vontade para xingar ou elogiar, rir e fazer piadas. Sou seu Pai e quero ver você feliz, mesmo que eu precise baixar a minha cabeça e me calar quantas vezes for necessário. Se eu preciso falar minhas besteiras, também vou dizer sempre, sou assim mesmo, sou eu, originalmente grosso.

Resolvi te escrever para te fazer pensar sobre a vida. Te demos os exemplos e somos felizes por você ser o que você é. Nosso Filho. Não esquece, gostamos de cuidar e de ser cuidados, vocês, minha família, estão em primeiro lugar. Nosso Pai que me deu vocês.

Um beijo.