Carta aberta ao Senhor Zuza Homem de Melo

Carta aberta ao Senhor Zuza Homem de Melo, Sobre a declaração que deu no programa da Rede Bandeirantes de Televisão (Canal Livre) no Domingo 10/02/08. ao afirmar que o Brasil está num completo apagão criativo.

... O que há de novo?

Há de novo, tudo que não esta no mundinho dos “Preteridos”.

Há de novo, tudo que está velho e esquecido e que vocês sempre observam pelo seu prisma.

De novo há, gente diferente, gente que entende e traduz gente.

O único apagão é o que vocês insistem em não iluminar, observar.

Tantos ais tantos uis e aõs novos e presentes.

O Sr. Zuza que visualiza um apagão criativo no Brasil, talvez não esteja aqui, ou mora em marte pra não ver e escutar tanta beleza que sai das vozes e das mentes dos novos mártires, novos artistas de verdade, não de brinquedo, nem uma ilusão, ou o seu referido apagão.

Desde Vanessa, a melódica voz de Céu, um dossel criativo em que o maestro soberano com certeza gostaria de por ele esta coberto ao dormir.

Marizas e Anas, tanta gente bacana.

O que há de novo?

Jorges e Carlos, um enorme castelo de baralhos onde as cartas estão ai a mostra.

Talentos e talentos a prova, ao som das rádios e sem jabá, de fácil acesso aos ouvidos é só querer escutar.

O que de novo há, Sr. Zuza, esta espalhado pelo Brasil, só não vê quem é surdo, só não escuta quem não enxerga.

Pessoas que estão de olho no passado com muitos outros interesses como você.

Eu aceito até o saudosismo isso é aceitável, que o tal apagão seja uma “Coisa Nostra” neste caso, só sua.

A Bossa continua nova e nossa, os seus cinqüenta anos têm que ser comemorado sim, pois é um patrimônio nosso.

Uma das ondas que como outras que daqui saíram para os mares do mundo encantou e contribuiu para uma solidificação do que o mundo já conhecia que vem desde Chiquinha Gonzaga a Donga e Mario de Almeida até a Caymemania levada por Carmem Miranda para Hollywood. E que contribuiu e muito na formação e criação de muitos outros movimentos que surgiram no Brasil.

Por tanto o Brasil a cada aniversário da Bossa está mais criativo e sem apagãos.

Muito mais iluminado do que a sua tão brilhante e renomada figura imagina.

Talvez tenha sido um palpite infeliz, ou algo que saiu sem querer.

Para encantar jornalistas que só entendem de política e economia.

O surgimento da Bossa Nova foi sim um divisor de águas que influenciou e influencia muito a música no mundo, disto ninguém tem duvidas.

O saudosismo é salutar quando ele nos deixa ter uma ampla visão do que está ao nosso redor e também a diante.

Será seu Zuza que no Brasil não se faz mais nada de Interessante?

Ou de novo na nova Música Brasileira?

O que há de novo e criativo no Brasil?

São as novas e os novos que sempre estiveram batalhando por um espaço, mas seu Zuza não viu e não vê.

Talvez esteja vivendo no mundo da saudade.

As mentes e vozes que estão a cantar, pessoas brilhantes que estão por ai a compor inspirados na Bossa, no Samba , No Baião, na Fossa, na Flor no Coração, na Lua dos Poetas e de todos nós, são os Josés, as Marias, Joãos, Chicos e Morais.

Versos e poesias, belas canções e muito mais!

O que de novo há?

Talvez o Senhor não saiba, não veja ou nem escute, isto é um direito seu.

O que não podemos admitir ou acreditar é que uma pessoa tão “Conhecedora“ e ilustre no meio musical, possa dizer que há uma mesmice, nada de novo tem para escutar e que a música e a capacidade criativa dos músicos e compositores do Brasil está no completo apagão.

Não posso ser complacente e dizer: Ta legal eu aceito o argumento...

Como poeta e compositor não posso me calar diante de tão absurda afirmação.

As pessoas não podem ficar caladas diante desta colocação.

O novo está ai !

Abra a sua janela escute os pássaros, todos os dias eles entoam uma nova melodia no seu canto.

Ouça o que há de novo!

O novo está no fato de que mesmo com cinqüenta anos a Bossa é Nova e de novo existem Mulheres e Homens que fazem música, música de muito boa qualidade por este pais a fora.

Só não ouve quem é cego, Só não enxerga que não escuta.

Há um mundo novo aqui fora ponha a cabeça pra fora da sua janela, se desvincule um pouco do seu mundinho da saudade.

Pois o apagão ao qual você se referiu pode ser o lapso de tempo entre o ser e o estar.

O novo está ai e é iluminado.

Apagada só a sua opinião.

Apagão? Apenas servirá para a sua reflexão.

Talvez o senhor tenha cometido este engano para parecer quem sabe engraçado.

Não podemos tratar a música ou o que se produz de bom musicalmente no Brasil

Com desdém ou graça.

Deixe isto para os comediantes, o senhor é um Homem da música o qual sempre admirei temos é que olhar para frente e dizer com vontade :

Seu Zuza!

Acorda!

Chega de saudade!

(“50 Anos de Bossa Nova/ 508 Anos de Musicalidade no Brasil”), by Carlos Ventura.

Comente!

Divulgue!

Um abraço.

Que a luz esteja com você.

Carlos S Venttura
Enviado por Carlos S Venttura em 18/02/2008
Código do texto: T864559