Acertos e Erros

Faz tempo que eu não te escrevo, desde que eu saí do trabalho, mas hoje eu senti a necessidade de escrever, para poder expressar de uma forma mais ampla o que eu estou sentindo neste momento em relação ao nosso relacionamento.

Todo relacionamento que se inicia gira em torno de expectativas, surpresas, fantasias, sonhos, ansiedades e muitas outras características que fazem parte de todo o inicio de um relacionamento.

Quando duas pessoas se conhecem e é despertado o sentimento em ambas é criado uma expectativa, pois será criada uma história, e esta poderá ficar marcada pelo resto da vida ou simplesmente apenas um acontecimento não tanto relevante.

Quando duas pessoas começam um relacionamento fica um ar de ansiedade, a vida de ambas não será mais a mesma, pois a forma de agir e o comportamento são modificados, às vezes conscientemente ou inconscientemente, e em função deste relacionamento, a visão de vida ou o que gira em torno dela é afetada, pois agora são duas formas de vida que tem pensamentos e comportamentos diferentes, e que através deste convívio mesmo com a diferença acabam se entendendo, pois são feitos ajustes em prol da saúde deste relacionamento, até porque existe um querer de desfrutar deste convívio.

Muitos programas são feitos quando se vive esta fantasia, a descoberta mútua, aonde não existe cobranças e de uma forma permissiva a individualidade e a privacidade de cada um é invadida.

Se fosse feita uma análise de uma forma mais criteriosa, muitas coisas poderiam ser definidas em um começo de um relacionamento, mas o pensamento de ambos, não estão voltados para esta analise, pois o mais importante no momento é viver a nova descoberta, e desta forma é deixado de lado uma excelente oportunidade enxergar algo ou tendências nesta relação, mas tudo nesta vida existe um preço e a grande dificuldade hoje é que pagar este preço, é muito doloroso, pois uma vida a dois é feita de bons e maus momentos nos quais sempre é tirado uma lição para a vida.

Desta forma eu nos vejo, muitas coisas já passamos, muitas coisas já vivemos, o encanto de descobrir o novo, o pisar em solo ainda não conhecido, esta fase já passou, com a convivência passamos a conhecer um ao outro, e a cada dia que se passa novas descobertas são feitas e isto é muito bom, pois desta forma é mostrado a ação e a reação de cada um em diversas situações e as atitudes que são mostradas elas tem que serem trabalhadas para que sejam sempre racionais e equilibradas para não serem criadas feridas e estas serem expostas sem que haja o tratamento.

Muitos momentos são desperdiçados pelo fato de nós ainda não aprendermos a nos doarmos de uma forma plena em uma relação, até porque a insegurança no inicio de um relacionamento é normal, são pensamentos, convicções diferentes, mas que por outro lado sempre deve existir a abertura para serem feito os ajustes, é formar algo que seja interessante para ambos, pois se for de uma forma contrária nunca existirá a satisfação plena e isto é uma das causas nos quais muitos relacionamentos estão indo para a ruína.

A cada dia que se inicia é uma oportunidade de rever tudo o que foi feito, e se existir o interesse de realizar algo, separar as coisas boas e as coisas ruins reciclar-las, pois a vida é feita de acertos e de erros, e sobre os erros tirar boas lições para a vida, e nunca cair na armadilha de um ciclo vicioso: a decepção, a indiferença, porque desta forma o convívio de uma relação se torna um fardo pesado, pois não existe mais objetivo em comum e sim pensamentos e atitudes isoladas e tratamento frio, o egoísmo e a rotina é instalada e não existem mais sonhos e planos, e sim a dúvida, não existe mais a cumplicidade, um ideal, as ações externas passam a tornar-se mais importantes, pois é um retorno, mesmo de uma forma inconsciente ao velho convívio e com as mesmas atitudes, pois com estas ações pensa-se que tudo o que poderia ser vivido já o foi, e não existem mais investimentos nesta relação e não existe mais boa vontade neste convívio.

Meu bem, muitas coisas que já passamos podem ser revistas, não vamos cair nesta armadilha se quisermos realizar algo, muitos ajustes são feitos sempre com a preocupação de se criar um bom convívio no relacionamento, em alguns casos esses ajustes são doloridos, é como remédio amargo, mas que se fazem necessários para que seja criado algo de concreto para que possa ser desfrutado com alegria e prazer de ambos, pois em um relacionamento deve existir investimentos, para este crescer de uma forma saudável e equilibrada sem devaneios, é construir uma base sólida para quando vier as tempestades este estar firme sem que haja abalos.

É desta forma que eu vejo um relacionamento, é um crescimento dia-a-dia aonde deva existir compreensão, doação, abdicação e entrega sempre mutua para que não haja sobre-carga.

Vamos rever tudo o que foi feito e caminhar sempre juntos com o mesmo pensamento e o mesmo ideal, para que possamos desta forma ser felizes e desfrutar o que Deus separou para nós com alegria e alegrar as pessoas que nos acerca demonstrando o brilho de um relacionamento feliz e equilibrado.

Eu fiz uma escolha, eu escolhi você, e o viver desta escolha é descobrir a cada dia a certeza de querer viver o que é certo, e esta certeza, é querer estar vivendo feliz ao seu lado. Amo-te.

Teotonio Oliveira
Enviado por Teotonio Oliveira em 22/12/2005
Reeditado em 02/01/2006
Código do texto: T89328