É assim que você me vê, amigo?

 
Os amigos, as vezes, nos surpreendem e, muitas vezes, nos desmontam e balançam nossos corações, não é mesmo?  Segundo Freud, o amigo é um pedaço seu que está fora de você e te dá a dimensão de um lado de sua própria personalidade. Quando a gente escolhe alguém pra ser amigo, a gente está escolhendo um lado inconsciente de nós mesmos para nos espelharmos e dar-nos um retorno do que desconhecíamos até então. 

Dizem que a amizade é aquele estado de amor que não termina na cama.  E o amigo, além de ser uma das formas da gente se conhecer melhor, é também uma possibilidade de transformação de si mesmo.  A troca, numa verdadeira amizade é tão grande e tão intensa, que ninguém sai incólume depois dela.
Mas o amigo, as vezes, nos idealiza, e dá-nos um quadro muito melhor daquilo que a gente sabe de si mesmo. E vem a surpresa: "É assim que você me vê, amigo"?

Quero agradecer aos meus grandes amigos e trazer para vocês o exemplo de uma amizade que, embora virtual, tem se aprofundado e se tornado intensa e mui bela.  Esse amigo acha que meus textos são intensos e apaixonados, e me questiona se eu estaria, realmente, apaixonada e pronta pra "cair nos braços de alguém" rsss....

Obrigada, amigo AP, por ter se interessado em ser meu amigo e estar me devolvendo coisas lindas que estão mais em teus olhos do que em mim mesma. 
*****
Portugal, 07 de Março de 2008
 
Olá, Bela Marisa
Obrigado por sentires a minha falta e por revelares preocupação. Estou bem. Estou numa fase menos criadora, embora continue a escrever na novela.
Quanto a ti e por ti, estou muito feliz. Sinto-te muito bem psicologicamente e pressinto que estejas próxima de alçar a asa para os braços de alguém. O amor está a manifestar-se e quase adivinho, quem é o sortudo. Por mim, estou ruído de ciúme (rsrrsrsrsrsr).
A esta tão grande distância física, quero-te desejar tudo de bom, mas tudo mesmo. Nem fases a menor idéia do quanto apreço tenho por ti. És a sedução total. Tudo em ti é cativante. Não me devo enganar nadinha no teu perfil de mulher. Estimo-te como se fosses "minha" (rsrsrsr).
Fico-me por aqui, para não esgotar os merecidos encômios e adjectivos qualificativos. Noutra ocasião disporei de espaço e tempo para te dizer coisas tão lindas quanto estas (rsrsrsrsr).
Um abração amigo.
AP

*****

Rio, 07 de março de 2008

Meu querido
 Li teu e-mail e uma senha de preocupação se instalou em minha sobrancelha. Será que não estás me idealizando como mulher?  Não sei exatamente o que meus escritos passam para meus leitores, sobre a verdadeira pessoa que sou, porém quero te dizer que sou uma pessoa comum, igual à maioria. Tenho meus momentos de alegria, tristeza, felicidade e desgosto. Talvez a minha forma de me expressar seja muito espontânea e positiva e daí me acharem sempre feliz.  Agradeço-te a forma carinhosa de me conceber. Talvez eu seja um pouco disso, sim, mas não totalmente.
Porém, o que mais me chamou a atenção foi o teu modo de me dizeres que achas que estou apaixonada e prestes a "alçar vôo aos braços de alguém". Andas enciumado de mim, querido amigo??? Ora, é mesmo uma surpresa, rsss...  Vou te contar um segredo.  Não! Ainda não estou apaixonada por ninguém e se escrevo poesias com palavras de encantamento, e quiçá, de amor, é como se fosse um rascunho, na esperança de encontrar alguém a quem eu venha amar muito algum dia. O amor está dentro de mim, sim, e arde de desejo de encontrar a pessoa certa. Mas ainda, não encontrei. Encontrei apenas bons e divertidos amigos os quais brincam comigo "falando" de amor. Dentre eles, tu és um bom amigo que encontrei neste mundo virtual e por quem tenho o maior apreço. Obrigada por ver-me da forma tão bonita como me vês. Senti-me lisonjeada por ser tratada assim por uma pessoa com tuas qualificações.
Um beijo carinhoso
PS: Permite-me que publique este texto junto com tua carta no RL (obviamente, preservando o teu nome?)
Marisa
 
******
 
Portugal, 09 de março de 2008
 
Bela Marisa.
Gostei muito deste teu texto. Na verdade, tu tens mais que o comum das mulheres e a tua modéstia leva-te a te achares igual a todos. Isso não corresponde de todo à verdade. Tens muito de todos mas, também tens muito que escapa aos demais. A tua personalidade faz de ti uma mulher muito acima da média, repito: muito acima da média. Um teu (auto) exame introspectivo dar-me-á razão. Pela parte que me toca, a minha opinião é-te de todo favorável e direi mais: que pena as mulheres não serem todas como tu...e como não são...resta-me ter-te por amiga. Que bom e que sorte a minha ter uma amiga tão querida, tão inteligente, tão linda e tão tudo...
Basta de te adjectivar. Guardo para outras ocasiões outros adjectivos de que és merecedora.
 
 PS: Quanto ao teu pedido/sugestão, és senhora de tudo o que escrevo e dispõe disso como achares. De resto, é uma honra ter-te por difusora dos meus modestíssimos escritos.
Teu eterno admirador
AP