Querida Afilhadinha

Minha doce menina, sua cartinha alegrou meu coração. Estava com muitas saudades. Fiquei imensamente feliz porque percebi que aprendeu muito bem o complicado português. Que alegria saber-te tão bem e feliz com sua amada família.

Fiquei encantada com seus irmãos e irmãs, todos graciosos, educados e fofos como você... Senti muito amor dentro dos olhinhos deles. Como você é amada.

Agora você é famosa, é musa dos poetas, musa da amizade, está em toda parte a história da bonequinha japonesa que foi viver no Brasil. As crianças são suas fãs, os adultos e os idosos também. Para orgulho da madrinha e da nação japonesa.

Mas fiquei preocupada com essa vontade maluca de querer fugir. Há perigos nas esquinas, Brasil é bem diferente do Nihon. Aqui as crianças vão à escola sozinhas, brincam nas ruas alegremente, porque não tem violência. No Brasil é diferente, tem muita diferença social, a violência é um problema sério e se a mamãe não te leva em todos lugares é porque quer proteger-te, e porque te ama demais.

Ontem comemoramos o Hanami, as cerejeiras estão floridas, enfeitam os parques, as ruas, os jardins e as casas. Fomos caminhar pelo nosso bairro, escolhemos uma cerejeira bem bonita e ali estendemos a nossa esteira e almoçamos embaixo dela, seguindo a tradição japonesa. Contemplamos a beleza da flor da cerejeira. Tiramos algumas fotos, que estou enviando para você matar a saudade dessa flor tão formosa.

Lucas está treinando muito, é esforçado, mas poderia jogar melhor se dormisse um pouco mais. Ele agora é adolescente, só quer saber de dormir depois das 2:00 horas da manhã, e não consegue acordar cedinho. Todos os dias leva bronca do papai e da mamãe.

Hoje, João foi á escola. Primeiro dia de aula, começou o ano letivo. Turma nova, amiguinhos novos e foi torcendo ter a sorte de ter um professor legal. Ano passado a professora era muito chata, chata de doer. João voltava aborrecido com a falta de sensibilidade da dita professora.

João está sempre me pedindo um irmãozinho, ainda sonha ser o irmão mais velho, mas quer um irmão já grandinho, para brincar com ele.

Já imaginou sua madrinha grávida e com essa cara de avó? rsrs

João desenha muito, cada dia melhor, já superou o Lucas na arte de desenhar. Aliás superou o Lucas nos games também. Ainda bem que ele gosta de basquete, já pensou se gostasse de jogar tênis? Os dois brigam demais, depois ficam grudadinhos como dois bichinhos.

Eles vivem assim, entre tapas e beijos, unha na carne do João e carne na unha do Lucas.

Eu sou brasileira, mas nunca entendi essa tal de Uai. Isso é coisa de mineiro, não tem tradução, o jeito é você pegar esse trem do uai e adaptá-lo no seu vocabulário. Observe bem as pessoas, perceberá que o Uai é usado em todas as situações. Uai é uai sô.

Popo Chan, a madrinha está querendo muito ir ao Brasil, estamos planejando, mas não posso ainda confirmar a data. Aqui não temos férias remuneradas como no Brasil. Aliás nem temos férias. Corremos o risco de perder o emprego se nos ausentarmos por um longo período. O Padrinho está conversando na empresa sobre o direito de férias.

......................................................................

Quem sabe você não convence a mamãe para vir ficar conosco uns dias. Seria muito bom rever-te. Quero muito abraçar sua mãe, que é uma amiga especial, eu amo essa mulher.

Enquanto não podemos nos ver, vamos matando a saudade com as cartinhas e com as fotos. Elas aproximam-nos cada vez mais. Assim você vai treinando seu português, e a madrinha também, porque acho que fiquei burrinha e não sei mais escrever o bom português.

Fui na Toy Us, a loja de brinquedos e sua antiga casa. Fui buscar sua irmãzinha, agora sou também a madrinha da bonequinha que vai viver em Portugal, com sua mãezinha Malú. Fiquei com o coração apertado, em cada rosto eu via a minha querida menina, fiquei um tempão curtindo a saudade. Sua irmã será portuguesa e por lá trem é comboio, não tem esse trem do uai. Trem bom mesmo é que as duas vão escrever cartinhas em português e em japonês.

Fique com Deus. Um beijo cheio de saudade, de todos nós: Padrinho, Lucas, João e da madrinha Watachi tati wa totemo dai suki (nós amamos você).

Mande um abraço para a mamãe e outro para a Vovó Mercês, e muitos beijinhos para seus irmãos e irmãs.

Sua madrinha

Sônia

(A foto acima é da madrinha Sônia Ortega debaixo de uma cerejeira.)

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 07/04/2008
Reeditado em 07/04/2008
Código do texto: T934700
Classificação de conteúdo: seguro