Caríssimo amigo R...

De início, agradeço a confiança que me depositas, para interpretar teus sonhos. Farei o possível para torná-lo menos confuso e mais palpável ao mundo real. Não obstante, previno-te que este sonho não será totalmente esclarecido pois sua interpretação dependeria muito mais de ti do que de mim; explico, dependeria muito de estares no meu divã, não como amigo, mas como um cliente e em total transferência analítica comigo. Neste caso, eu estaria, suponho, mais a par da tua realidade interna (ou psíquica) e ajudando no teu autoconhecimento.   

Sempre digo aos meus clientes, antes de começar uma análise,  o seguinte: Você está disposto a me dar sua mão e deixar-me caminhar junto consigo ao seu mundo interno obscuro que nem mesmo você conhece? Você está disposto a conhecer cada pedacinho desta caverna lúgrube que nós vamos entrar, chamada inconsciente? 

Levarei apenas uma lanterna e iluminarei cada pedacinho da estrada em todo percurso. Sei que ficarás muitas vezes com medo e quererás desistir pois as coisas que desvendarei para ti, nem sempre serão belas. Haverá muitos fantasmas, mas se tiveres coragem de enfrentá-los, estarei contigo e daremos nomes a cada um deles os quais sumirão magicamente ou se transformarão, a medida em que forem confrontados.  

Também encontraremos coisas muito lindas nessa viagem. Coisas que talvez tu jamais tenhas percebido em ti. Essas coisas te reforçarão o potencial para a vida e agradecerás muito por tê-las descoberto. 

É claro que essa viagem nunca terminará, pois teu mundo psíquico é imenso e interminável, porém, chegará um momento, que tu não terás mais medo de teus fantasmas e serás capaz de exorcizar cada um deles com maestria. Quando chegar este momento, saberemos internamente nós dois, e então será o momento de eu me despedir. Nos abraçaremos com carinho, cumplicidade e felicidade e tu seguirás sozinho, firme, forte e confiante de que serás capaz de enfrentar tuas dificuldades sozinho sem descambar para as tuas neuroses. Todos em tua volta sentirão a tua diferença pois exalarás aquele sorriso de autoconfiança de quem descobriu, finalmente, o "caminho das pedras" em tua vida.
 
E o sonho? Estarás me perguntando. Bem, os sonhos são uma revelação desse inconsciente obscuro, dando-nos uma pista de onde vivem alguns fantasmas e o muito que eles buscam uma revelação. Como eles não têm voz e nem boca para falar, se enunciam através de metáforas e metonímias e esperam uma capacidade nossa para sua compreensão. Tal qual uma esfinge que  exige uma decifração, assim são os sonhos. Parecem confusos e excêntricos, mas têm uma linguagem própria em sua estrutura. 

O velho Freud já dizia: todo sonho é uma realização de desejo! E aí , vais me perguntar: como assim? Tive um pesadelo e jamais desejaria algo assim!

Não obstante, o desejo tem, as vezes, alcances que nem sempre a razão pode explicar. Temos que perscrutar o afeto que estava por trás do sonho. Era um afeto de amor, de inveja, de ódio, de auto censura? Quem estava falando mais alto no momento do sonho? O Ego, com todas suas vaidades e narcisismos? O Superego, com suas repressões, autopunições, culpas? Ou o Id, com seus quereres e impulsividades infantis? 
Enfim, cada sonho, tem a ver com a estrutura psiquica de cada um e com o momento que ele está vivendo.
 
Mas, voltando ao teu sonho, e analisando-o superficialmente, com o que é me dado a alcançar, vejo que sonhaste com seres grandes, deuses mitológicos e sábios. O gigante apenas veio mostrar que o ser humano não é tão grande e onipotente quanto ele pensa. E isso nos remete a nossa condição existencial e nossos limites. De certa forma, isto nos dá um certo alívio, pois é quando entendemos que não somos deuses e nem temos superpoderes, e assim aceitamos nossos limites.

O outro personagem onírico, o "estrangeiro" que te indicava onde pescar os melhores peixes, parecia querer te ensinar que na vida temos que aprender a pescar e que, os melhores peixes, não estão neste lugar que tu conheces, mas num lugar maior e mais distante, um lugar ainda nebuloso para ti, onde tu terias que alçar vôo para alcançar.
 
Enfim, dizes que estiveste no mundo dos mortos. Não obstante, o que seria o mundo de Morfeu, senão um lugar onde essa realidade da vigília inexiste? É como se fosse mesmo um mundo dos mortos, pois estamos focando apenas o a realidade onírica das imagens , metáforas e metonímias, ou seja o mundo mágico do inconsciente.
 
O "gigante" tem também uma representação do Cosmos, e talvez fosse realmente isso que quiseste representar em tua mente pra te livrar do peso dos compromissos e das frustrações do dia-a-dia.  O que são pequenos problemas quando temos uma dimensão muito maior do universo e da vida, não? Acho que o resultado foi bastante positivo, pois acordaste feliz (tiraste peso dos ombros) e sendo assim, te dispuseste a fazer os outros felizes também (resolveste mesmo pagar tuas contas? rsss...).
 
Dizes que tenho a tendência a ver sempre o lado psicológico das coisas. Sim, como tenho formação em Psicologia e trabalho com isto, tenho a tendência, quase mecânica, de ver as coisas e o mundo por esse lado. Mas, gosto muito quando tu, com tua tendência mística, me mostra o sentido das coisas por este ângulo. Tu tens sido como um pirilampo que me guia por essas vias escuras do mundo místico e que eu tenho muita vontade de conhecer e adentrar.

Sem mais, espero amigo, ter podido ajudar na interpretação deste sonho e te desejo  que eles te levem, cada vez mais, pra um caminho de autoconhecimento e de evolução espiritual.

Um beijo carinhoso da amiga
Marisa