à minha mãe (separação)

Escuto as tuas súplicas e continuo calada, não é por que eu não me comova ou não acredite na sinceridade do teu sofrimento, simplesmente me calo porque sinto que no teu caso eu sou totalmente incapaz. Desculpa, por favor, eu preciso da tua compreensão.

Mãe eu te amo! E por esse amor ser incomensurável, eu sinto todo o teu sofrimento. Por pensar tanto nisso, decidi que não posso mais agir da forma que venho agindo, preciso te ajudar efetivamente. Queria dizer: - vem pra minha casa, pois tudo que tenho é teu! Como eu vou dizer isto se a casa onde moro não é minha? E se a separação for inevitável, como ficarão meus irmãos? Meu irmão mais novo pode culpá-la e o outro mais velho será sempre o nosso bebê amado e precisa de proteção, isso deixa tudo mais difícil.

Sei que não és obrigada a suportar uma vida de aparências, e nem te submeter à vontade dos outros esquecendo a tua própria. Sempre trabalhaste pra conseguir a tua casa e tudo que há nela, porém sabes que nunca terás a separação amigável, e como ele se nega a sair de baixo do teto que vocês viveram por tanto tempo, é preciso que tu tomes essa decisão, que te revista de coragem e cesse com as lamentações e dê o primeiro e determinante passo.

Aja com a mesma civilidade que sempre procuraste inculcar em mim, não estou dizendo que vai ser fácil, porém mais difícil que está sendo não será. Converse com ele com calma, explique os seus motivos, faça a mesma coisa com os manos: o Rodrigo pode escolher com quem ficar; o Rafael precisa estar com a senhora, ninguém cuidará da mesma forma dele. Depois vá para casa da vovó, ela apesar de “brava” tem um coração enorme.

Esse ano continue trabalhando aí, procurando economizar o máximo possível, eu aqui vou fazer o mesmo, no fim do ano alugaremos uma casa, já até sei onde vai ser; o lugar é bom, um pouco longe, mas é barato e agradável. Entretanto para isso precisamos agir com cautela e planejamento.

Isso é tudo que posso fazer no momento, confesso que é pouco, porém estou agindo nos meus limites. Agir com racionalidade é o meu forte, em ti a emoção sempre prevalece, até costumas dizer que eu fui a tua mãe em vidas passadas, pode ser que tenhas razão, e por isso mesmo precisas me ouvir.

Não esqueças que sinto tudo que sentes, pois, somos partes inseparáveis; e nunca duvides da imensidão do meu amor eu te amo com uma devoção filial (talvez) única.