lAURA ESTAVA MAIS UMA VEZ,NO JARDIM,COLHENDO FLORES;GOSTAVA DE PASSAR PARTE DA MANHÃ ENTRE AS ROSAS,SONHADORA,ALMA DE ADOLESCENTE,APESAR DE JÁ HAVER TRINTADO,NUMA ÉPOCA EM QUE AS MOÇAS SE CASAVAM AOS DEZOITO ANOS.eSTAMOS FALANDO DE sALVADOR NOS ANOS 40,QUANDO MOÇA QUE NÃO ARRUMAVA MARIDO A TEMPO,FICAVA NO CARITÓ,ESTAVA NO BARRICÃO,TORNAVA-SE TIA,COMO SE DIZIA,NA ÉPOCA..E OLHE QUE LAURA NÃO ERA NENHUM XUXÚ SEM SAL,COMO SE CHAMAVAM AS MOÇAS DESGRACIOSAS,SE NÃO ERA NENHUMA MISS,SACO DE CAFÉ,TAMBÉM NÃO ERA,EMFIM,DAVA PRO GASTO;MOÇA  BOAZINHA,QUE ALGUNS CONTOS DE RÉIS QUE LHE DEIXARA O PAI,UM COMERCIANTE PORTUGUES,A FAZIAM ÓTIMA.MESMO ASSIM,NÃO ENCONTRAVA MARIDO;E,OLHE QUE,SEQUER ERA NIQUENTA,NÃO ANDAVA ATRÁS DE NENHUM FRANGOTE DE BOTICA(RAPAZ NOVO),EMBORA FUGISSE DOS XEBÊ(CONQUISTADORES BARATOS) E DOSXUXÚ PECOS(VELHOS DESSASSUNTADOS.lAURA MORAVA NUM CASARÃO DO sODRÉ,BAIRRO TRASICIONAL DE SALVADOR,ETINHA UMA PECULIARIDADE:ERA DEVOTA DE SANTO ANTONIO.AS TREZENAS PRÓ SANTO,EM SUA CASA,ERAM DISPUTADAS A TAPA,TODOS QUERIAM UM CONVITE,POIS A MESA ERA FARTA,O AMBIENTE GOSTOSO E O SANTO BEM REVERENCIADO.nÃO PRECISO DIZER QUE, OS PEDIDOS DE lAURA,AO SANTO,ERA UM NOIVO,UM HOMEM MADURO,AMAVEL,CARINHOSO,RESPEITADOR,MODESTO PEDIDO,COMO SE VÊ;MAS,PARECIA QUE O SANTO TINHA OS OUVIDOS MOUCOS E,NADA DE TRAZER O PROMETIDO.CANSADA DA ESPERA E,JÁ DESILUDIDA,LAURA UM DIA,PERDENDO A PACIENCIA COM O SANTO,QUE,NÃO ATAVA NEM DESATAVA,ATIROU-O PELA JANELA DO PRIMEIRO ANDAR,PARA A RUA,CHEIA DE MÁGOA.JÁ HAVIA FEITO DE TUDO:ROUBARA SEU MENINO JESÚS,POR SETE DIAS,JÁ COLOCARA O SANTO DE CABEÇA PRÁ BAIXO,E ,ÊLE MORDENDO A CORDA,SÓ FESTEJADO E NADA SE RESOLVER SEU PROBLEMA,TÃO SIMPLES,PARA UMA VEZ TIRARA O PAI DA FÔRCA E ERA O CAMPEÃO DOS MILAGRES.AGORA,ÊLE VERIA;MAS,QUEM VIU E OUVIU FOI ELA,UM BERREIRO NA RUA,UMA GRITARIS,"AQUI DEL REI!ACUDAM!AI MEU DEUS!LAURA DESCEU CORRENDO,AS PERNAS BAMBAS,-O QUE FOI,MEU DEUS,QUE SALCEIRO É ESSE!?POIS NÃO É QUE O DANADO SO SANTO TINHA CAÍDO NA CABEÇA DE UM MOÇO QUE PASSAVA E FEITO UM PEQUENO ESTRAGO NO COCURUTO DO RAPAZ,QUE SANGRAVA UM BOCADO.LAURA,MAIS PARECENDO UMA MANDIOCA ESPRIMIDA,DE TÃO PÁLIDA,LEVOU O MOÇA PRÁ DENTRO,FEZ-LHE UM CURATIVO,QUIS LEVA-LO PRÁ CASA,O RAPAZ NÃO ERA DAQUI,ERA MINEITO,MORAVA NUMA PENSÃO NO SANTO ANTONIO,UM BAIRRO PRÓXIMO,ENTÃO LAURA E A MÃE,DONA MAROCAS,O CONVIDARAM PARA JANTAR-E,VOCÊS,ESPERTOS LEITORES RECANTEIROS,JÁ DEVEM TER BISPADO O FIM DA ESTÓRIA;LAURA CASOU-SE COM O RAPAZ,SANTO ANTONIO VOLTOU AO TRONO,MAIS FESTEJADO QUE NUNCA,A ALEGRIA VOLTOU AO SOBRADO,TODOS OS MORADORES COM O SATISFEITO CHEIO,QUE É COMO SE DIZ AQUI,DE GENTE FELIZ....E,ENTROU POR UMA PORTA,SAIU PELA OUTRA,PEÇA AO REI MEU SENHOR,QUE LHE CONTE OUTRA.(ESTORIA).

Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 24/05/2008
Código do texto: T1003080
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.