SEM RÓTULO

-Onde está mesmo o sal de frutas?

Ai, ai, ai, estes tais médicos sempre dizem que é ´´ virose´´ quando não sabem o nome do sintoma; virose, virose, virose; tá virando a gente do avesso isso sim!Hoje,um dia lindo,um hotel paradisíaco, a capital mais exuberante do Brasil e a tal da virose me fazendo a rainha do trono de louça! Castigo!

...

Minha vida é mesmo um ´´ mix´´ entre causos e folclore; ´´ Santa Miscigenação´´!

Meu pai?hahahahaha;nem parece o cara de cabelos longos da foto de rg;esconde seu passado atrás de livros de consultoria,trabalha para um banco riquíssimo,fala cinco idiomas,tem uma barba bicolor impecavelmente acertada, usa ternos escuros como a noite sem luar; poeta, músico e ex-freqüentador de Woodstock;era ´´hipie´´e pregava o amor livre,danças xamânicas,vegetarianismo; jurava que havia comunicação entre o mundo físico e espiritual!Tudo parecia amoral em sua vida até conhecer a filha do pastor Wesley.

Samantha Wesley era morena de cabelos ondulados, usava vestidos sem decotes bordados a mão,luvas e sombrinhas decoradas com motivos florais ;tão certinhos quanto sua educação anglicana.

Dizem que eu sai um ´´ mix´´ dos dois ;e desta forma, o casal optou para que minha educação fosse ´´sem rótulos´´;fato que deixava muitos amigos e parentes do vovô chateados.

Esta história de Ecumenismo não era digerida pelo povo interiorano e minha exclusão durante o recreio e nos trabalhos em grupos escolares era quase imediata!

Meus pais fortificavam minha auto-estima presenteando-me com livros e dizendo que eu precisava ter orgulho de ser livre e intelectual; isso fazia com que o perfil da senhorita Lívia Wesley Prado fosse mostrando ao Universo o prazer de ser simplesmente a própria essência!

Meus problemas infantis foram substituídos pela vibração universitária da cidade grande; o Campus trouxe-me visão expansiva de mundo e um grande amor; Hermam Tchivosmam,empresário, sonhador e romântico ;que ainda adolescente começou a tomar conta de todos os negócios da família; parece muita responsabilidade para um jovem de trinta anos;mas, sua educação suíça o fez disciplinado o suficiente para exibir com maestria seu aprendizado europeu.

Nosso encontro foi marcado com humor e fascinação quando escorreguei nas escadarias do Campus; os tais

´´ benditos´´ saltos Luís XVI promoveram um entorse e me arremessaram nos braços do rapaz mais lindo que eu já vi na vida;lindo e bem humorado porque tratou de fazer logo meia dúzia de caretas para que eu me distraísse ; e agora estou aqui, sra. Lívia W. Prado Tchivosmam, se eu pudesse ter um rótulo, o mesmo diria:- Ex- ecumênica, convertida para casar-se com seu príncipe encantado.

Mamãe- sogra ficou feliz com a formação religiosa de mamãe- Samantha,foi logo contando que estudaram na mesma classe do tradicionalíssimo Colégio Anglicano; mas Victor Tchivosmam colocou as mãos no peito quando soube do ecumenismo de minha alma e formação;mamãe sogra notou a antipatia e tratou logo de lembrá-lo que numa ´´ vertente ´´ da família havia tio Romeu e seu tapete ;a orar cinco vezes ao dia balançando o corpo para frente e para trás em lugares públicos ou não; e nem por isso o mesmo deixava de ser ´´ um bom sujeito´´.

Bela forma de dizer que mais uma vez eu era estranha por não ter nem ao menos um rótulo grafado:- Gaseificada!Juro que nestas horas eu sempre penso em ser Coca- Cola!

Assim que eu ingressei na família mamãe sogra, Ethel chamou-me para explicar os cortes especiais das carnes e orientações acerca de uma lista de festas e tradições seguidas pela família;mas também confessou que para uma união feliz;em sua visão de mundo;independe de crenças e que precisamos confiar no destino divino!

Hoje eu fiquei pensando em castigo;leciono inglês no tradicional Colégio Anglicano e em duas escolas públicas;depois de um longo período sem férias, conseguimos nos esquematizar para tão sonhada viagem de Lua de Mel;estamos diante de um dia de verão maravilhoso,houve pane no avião;o mesmo arremeteu e pousou uma hora e meia depois; fizemos uma só refeição no aeroporto, fomos parar num hospital público e agora estamos confinados no quarto mais luxuoso do Nordeste, revezando o tal vaso sanitário de tampa de madrepérolas!

Será que o copo foi realmente quebrado no término da cerimônia; ou foram as lágrimas de lamento do vovô pastor;por não ter realizado o casamento em sua igreja, que modificaram as tais vibrações positivas que o papai insistia existir entre os dois mundos? Talvez não seja nada além de indigestão!

Sei lá; aprendi tantas rezas e já as coloquei em prática!

A Lua parece me ouvir na calada da noite e o mar me convidou para um longo mergulho,lembrei da liberdade que só os ´´ sem-rótulos´´ podem compreender.As ondas me contaram que o

´´ mix´´ cultural as vezes provoca indigestões, mas que o amanhã trará a paz de todas as raízes, fluidos, pensamentos, vibrações e canções;para que o amor cure nossa queda a dois, e possamos finalmente recomeçar.

MAIO DE 2008