DOM JOSÉ ERA PADRE NUMA PEQUENA CIDADE DO PIAUÍ,NOS ANOS 60;ERA ESTIMADO POR TODOS,PELA SUA SANTIDADE,PACIENCIA E COMPREENSÃO COM OS  ÊRROS ALHEIOS.A MISSA EM QUESTÃO ERA NUMA ALDEIA PERDIDA NO TEMPO,DURANTE AS SANTAS MISSÓES,ONDE SE BATIZAVAM,CASAVAM E CONFESSAVAM OS FIÉIS,QUE LEVAVAM MESES SEM VER UM PADRE OU SACRISTÃO.
OS FIÉIS ERAM MUITOS E CONTRITOS,MAS,SEMPRE HAVIA OS "ESPIRITOS DE PORCO",GENTE QUE,APESAR DE MORRER DE MEDO DO INFERNO,NÃO DEIXAVA DE FAZER DAS SUAS.PORCINO ERA UM DELES;DOIDO POR UMA ARRUAÇA,NÃO PERDIA OCASIÃO DE PROCURAR CHIFRE EM CABEÇA DE CAVALO,COMO SE DIZIA,ANTIGAMENTE.QUANDO BEBIA,ENTÃO,VIRAVA O CÃO POR DEN'DO MATO,COMO O POVO FALAVA.E,ESSE, PARECIA SER O DIA QUE ÊLE APROVEITOU PRÁ "S'AMOSTRÁ",COMO DIZIA A MÃE,PIEDOSA VELHINHA,DEVOTA DA "VIRGE".NO MEIO DA MISSA,UM POUCO ANTES DE SE ELEVAR O SANTISSIMO,PORCINO SAIU DE UMA BIROSCA QUE FICAVA PERTO DA IGREJA,BÊBADO COMO UM GAMBÁ,MONTADO NO SEU CAVALO BAIO,QUE ESPOREOU SEM PENA,E,LÁ SE FOI RUMO Á CAPELA.NO ADRO,ENTREPAROU,TOMOU DISTANCIA,TORNOU A PICAR O CAVALO,E ENTROU NA IGREJA,MONTADO,FEDENDO A CACHAÇA E DE CHAPÉU NA CABEÇA,BRAÇO LEVANTADO,COMO UMA ESPADA,NUM DESAFIO.O PADRE OLHOU PARA ÊLE,MEIO ESPANTADO,MEIO JOCOSO E FALOU NO MICROFONE,PARA UMA IGREJA ATÔNITA:-SERÁ SÃO JORGE!???
TODOS DESABARAM NO RISO E A VAIA COMEU NO CENTRO;ENCAFIFADO,DESMORALIZADO,VAIADO,FOI CORRIDO DA IGREJA.
Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 04/06/2008
Código do texto: T1019017
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.