O MÉDICO DE TIO JOÃO (COR)

(CORRIGIDO)

O MÉDICO DO TIO JOÃO

Pôr longa temporada o tio João emburrou. Ele foi sempre uma pessoa alegre e brincalhona com os sobrinhos, principalmente comigo o que mais passava as férias em sua casa. Tio pôr parte de tia, a esposa dele é irmã do meu pai.

Nessas férias ele não brincava, nem cuidada do cafezal decoração rentável de sua casa, nem queria mais jogar damas ou apostar corrida para ver quem comia mais. Entrou num mutismo completo como diz as suas filhas e filhos: EMBURROU.

Seu filho mais novo, o seu xodó, preocupou e m ver o pai naquela situação. Um belo dia resolveu indaga-lo para saber o que estava acontecendo. Indagou uma, duas, centenas de vezes, transformando as perguntas em verdadeira obsessão. Surtiu efeito, após perguntar de novo o que está acontecendo o seu pai, tio João respondeu:

- Não adianta eu falar o que me aborrece, se adiantar se eu falar e você fazer o que eu quero, e só você pode fazê-lo, talvez eu até melhore... O seu semblante físico de homem forte e vaidoso definhava-se a olhos vistos... O filho então argumentou:

- Fala pai, se estiver ao meu alcance eu faço o que for preciso.

- Faz mesmo, qualquer coisa?

- Sim qualquer coisa.

- Bem você é meu filho caçula, as três meninas casaram-se, o Cardoso não quer nada com estudos e o meu sonho é Ter um filho médico e você entra para esse maldito curso de direito, lá vai a minha esperança de Ter u m filho médico. Ilian pensou e repensou na situação, o seu grande sonho ser advogado bate de frente com esse empecilho. O que fazer, adorava administrar imóveis, principalmente no tocante a alugueis. Trabalhava nesse ramo som um seu cunhado, tinha uma rede de galpões na Avenida Anhangüera, em Goiânia e outra maior ainda na Avenida W-3 em Brasília. Queria pôr tudo ser advogado a fim de seguir nessa promissora carreira, que sabe no futuro teria também sua rede de alugueis.

- Mas vontade de pai, talvez a sua última vontade, pesava muito e não mais agüenta ver seu pai com aquele semblante triste.

- Pai tudo bem, vou tentar fazer o que o senhor quer.

- É tudo que eu quero meu filho...

Ilian então foi à faculdade de Direito trancou a matricula, passou em um cursinho especializado à vestibular de medicina, voltando para casa com os documentos de sua intenção. Mostrou ao pai, recebeu em troca um sincero sorriso que há mais de um ano não via.

A mudança de vida foi radical, os estudos absorvem-lhe mais de doze horas diárias, mas ele enfrenta tudo com afinco. Faz o vestibular e passa de cara.

O pai muda com a mãe para um apartamento e começa a adaptar a residência em um hospital. É claro com a orientação do futuro médico.

O tio João muda de água para vinho. Volta a ser o velho tio brincalhão e trabalhador. Encara a reforma da casa com muito empenho. No segundo ano de medicina o seu filho arruma um emprego de médico, bem com avaliador médico em um clube na cidade, muito embora seu hospital corria de vento em popa.

Quando termina o curso de medicina com a residência e tudo se muda para Paris a fim de especializar-se em Otorrinolagorogista. O tio João não se continha de contente. Um filho médico e um exemplo raro de um pai cujo sonho transforma-se em realidade.

Como não podia deixar de ser mesmo na carreira de médico, conseguiu fazer a sua rede de alugueis...

Goiânia, 17 de agosto de 2008.

-

jurinha caldas
Enviado por jurinha caldas em 20/08/2008
Código do texto: T1137183
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.