$  $ HISTORIA DE AVAROS$

Um caçador que passava num capão de mato bem deserto,ouviu sons que pareciam de uma pessoa a chorar.Assustou-se,pois sabia que ali não passava ninguém e teve medo de se deparar com o caapora ou uma mula sem cabeça.Mas,entreparou e ficou escutando.Os soluços,cada vez mais altos e sentidos,lhe deram a certeza que eram humanos.Resoluto,entrou na mata.Ao lado de um pequeno buraco recém aberto encontrou o velho.Chorava copiosamente,num desespero de dar dó,arrancando os cabelos e se arranhando com as unhas.

-O que tens,pobre velho?perguntou o homem.

Entre um soluço e outro,êle respondeu:

Durante 50 anos enterrei aqui tudo que ganhei;guardei cada centavo,passei frio e fome,vivo ás custas de um filho pobre,tudo para não tocar no meu rico dinheirinho;umas duas vezes na semana vinha aqui ver se estava tudo bem e o dinheiro no lugar;hoje,ao chegar,vi que fui roubado;algum desgraçado levou-me tudo.

Bem feito,disse o homem;se você tinha,não gastava,não melhorava sua vida nem a de seu filho,esses bens eram inúteis;é só você fechar o buraco e fingir que o dinheiro está aí;dá no mesmo.

E foi embora.

Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 31/08/2008
Código do texto: T1154583
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.