O tio esclerosado

Tio João era separado e tia Cora era solteira. Moravam na mesma casa junto com o tio Antonio, outro irmão solteiro.

Tio João, o mais velho, estava com seus setenta e oito anos, quando a sua cabeça começou a falhar terrível e dolorosamente, para ele, e para tia Cora, que o destino quis que viesse ao mundo, somente para cuidar dos doentes da família.

Todos os dias tio João aprontava alguma trapalhada, que acabava por dar um grande trabalho para ser -devidamente- contornada.

O penúltimo que nós soubemos, pois ela -tia Cora- costumava acobertá-los, foi o de um urinol cheio de xixi, que ele despejou na cabeça de alguém que passava pela calçada, quando se levantou pela manhã e resolveu se livrar daquele incômodo, jogando o seu conteúdo janela abaixo...

Não fosse a tia Cora para colocar panos quentes, a coisa teria ficado feia para o tio João, que parecia viver no mundo das nuvens.

Mas, a última do tio João aconteceu pouco tempo antes de sua morte.

Ele foi tomar o seu costumeiro banho vespertino, sempre de porta destrancada, pois, tia Cora, por precaução, havia escondido a chave, com medo que ele se trancasse e não mais conseguisse abri-la.

E, lá de dentro do banheiro, de repente, vieram os gritos do tio João, chamando pela irmã, que, prontamente, correu para socorrê-lo.

Antes que ela abrisse a porta, ouviu que ele ordenava autoritariamente, para que alguém saísse imediatamente dali, pois estava na hora do seu sagrado banho, e que, se ele não fosse obedecido, seria obrigado a esmurrá-lo.

Quando tia Cora abriu a porta do banheiro, só teve tempo de ver que tio João desferia um tremendo soco contra o espelho do banheiro...

A grande verdade é que o trágico e o cômico andam sempre de mãos dadas e, ninguém, jamais, vai conseguir separá-los...

Aimberê Engel Macedo
Enviado por Aimberê Engel Macedo em 21/09/2008
Reeditado em 23/09/2008
Código do texto: T1189087
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.