Prefácio CHE QUEVARA E A TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE

CHE QUEVARA

e a

Transformação da sociedade

FLÁVIO MARTINS PINTO

Fundação BIBLIOTECA NACIONAL/MEC

Escritório de Direitos Autorais

Nº de registro: 332.524-Livro:590-Folha:184

Protocolo de registro-2004RS_332

A todos que se indignam contra aqueles que manipulam a mente humana para fins escusos e os que tentam justificá-la alardeando que é para a salvação do homem.

O autor

" A Rússia espalhará seus erros por todo o mundo.... mas no final meu coração imaculado triunfará"

Nossa Senhora de Fátima, Fátima/Portugal-1917

FLAVIO MARTINS PINTO

Porto Alegre-RS,2003

SUMÁRIO

Apresentação

1. Prefácio

2. Che Quevara

3. A discussão

4. Apresentação da tese

5. A intervenção do D. Calú

6. A viagem

7. A apresentação da tese-2ª parte

8. A visita do amigo Turíbio

9. A conversa esquisita

10. A consulta da Tildes

11.Na Associação Empírica Psicoanalítica e Psiquiátrica

12. O convite

13. A contra-consulta

14. A outra consulta possível

15. Na Sociedade Filosófica

16. A reunião do condomínio

17. Uma visita surpreendente

18. A entrevista

19. Uma conversa amiga

20. O desaparecimento do Quevara

Anexos- O organograma, Retrato falado e a Doença esquizofrênica socialmente adquirida

Esta é uma obra de ficção e os aspectos apresentados são mera coincidência.

PREFÁCIO DO AUTOR

Seguidamente me pergunto onde estava com a cabeça quando decidi colocar no papel as estripulias do personagem. Aliás, para quem é gaúcho ou porto-alegrense , ou então morou por estas bandas nestes últimos anos, sabe que os ingredientes do delírio socialista que se abateu no Rio Grande de São Pedro estavam á tona.

Logo que aqui cheguei vindo de Brasília, no início de 2000, constatei o fértil campo para os humoristas de plantão ante a irônica situação criada por um grupo local. As contradições entre atitudes, ideologia e ações carregadas de um senso e imaginação retrógrados travestidas de progressistas ou modernas nos deram todo o arcabouço para o nascimento do personagem, seus amigos, inimigos e tal. Agora, misturar Filosofia Clássica, Psiquiatria, Psicanálise, Informática, Política com tudo o que aparecesse na frente foi, de fato, colossal e um tanto irracional. Mas tudo "fechou" na tese que sustenta o método de cura da esquizofrenia descoberta pelo insigne personagem.

Infelizmente a esquerda brasileira, para não dizer toda a latina e até os remanescentes do pós Muro, estão mais para Grouxo Marx do que o lado que eles pensam que estão. Ocorre que, pela extensão dos seus tentáculos ou sua infinita cara-de-pau, jamais foram tratados explicitamente como realmente são ou anti-heróis, ou até algum personagem alienado , estúpido ou retrógrado. Para eles ainda ser progressista é ter idéias de 1917!!!!!!!

Algo muito interessante neste quadra histórica recheada de informações.

Fui em frente simplesmente escrevendo, escrevendo e deu no que deu: um personagem complexo com idéias complexas. Contudo, sempre tinha a preocupação de como o leitor menos avisado receberia a carga de conhecimentos. Não sei se consegui deixar o texto "digerível". Muitas vezes, enveredando pelas teorias do Quevara, acho que confundi o leitor. Mas não faz mal.

A crítica exposta, que vai da fina ironia ao esculacho, contém algumas verdades muitas tiradas de situações verídicas, como o diálogo do D.Calú com o cachorro da vizinha. Por outro lado, a idéia de inverter o clássico de Platão foi um achado que espero não tê-lo revirado no túmulo.

Não sei se também consegui apresentar ou dar uma ordem na forma distorcida como os diversos grupos de comunistas e socialistas se formam e se agrupam a qualquer pretexto, tendo em comum apenas a visão fanática da doutrina.

Como o fantasma do comunismo não foi enterrado, vaga insepulto nas mentes duras e enrijecidas dos seus seguidores, acredito ter apresentado mais um palco para discussão, tudo dentro do labirinto das idéias marxistas.

Bom Apetite!