Causo do Zé Pitanga

O matuto se chamava José da Cruz, cuja alcunha era Zé Caçapa ou Zé Pitanga. Pessoa simples e que desde criança sofreu de um problema na fala que o tornava incompreensível com as palavras.

Por ser assim uma figura tão singular, Zé Pitanga era conhecido por todos e tinha fama de ser bravo pelo fato das crianças o insultarem nas ruas. Ele xingava os pequenos dos nomes mais feios.

Zé caminhava de um jeito engraçado pelo fato de também apresentar deficiência de coordenação motora. Andava tão devagar que parecia uma lesma. Era incapaz de correr por um metro que seja.

Certo vez ia a pé até a cidade de Ouro Fino, que fica a 26 quilômetros de Borda da Mata quando foi alcançado pelo senhor Zé Egydio que vinha de Jipe. Primeiramente assustou com o barulho do automóvel que na época era uma inovação e tanto. Logo reconheceu o amigo que gentil lhe ofereceu uma carona.

Então, Zé Pitanga, como era de costume, esbravejou dizendo que não precisava de carona, que ele chegaria mais rápido a pé mesmo. Logo ele que demorava mais de 1 minuto pra dar um passo. Mas esse é mais um causo que os mais antigos contam e garantem que é verdade. Que é acontecido. Resta-nos acreditar e rir um pouco.

Léo Guimarães
Enviado por Léo Guimarães em 25/10/2008
Código do texto: T1246970
Classificação de conteúdo: seguro