Um Professor Guerreiro

Aos sessenta e sete anos iniciei um curso de informática no Colégio Salesiano. Eu tive muitas dificuldades para me adaptar ao mouse, mais parecia uma barata fugindo de um lado para outro, seu indicador não parava na tela do computador.

A jovem professora Araldine soube transmitir seus conhecimentos com calma e boa vontade. Ela conseguiu me habilitar em poucas aulas. Eu descobri um mundo novo para meu trabalho de escritor principiante.

Hoje estou entusiasmado em mais um curso de informática, ACCESS. Nosso professor, mestre André exerce suas funções com entusiasmo, gosta de compartilhar sua sabedoria com seus alunos. Ele está sempre atento as perguntas, por mais bizarras que pareçam; não deixa de responder para reforçar a aprendizagem. Ele diz:

_ Perguntem o que quiserem, estou aqui para ajudá-los, ensinar é o meu objetivo!!

No inicio ou final das aulas, ele sempre arruma um tempinho para uma palestra com seus pupilos. Falar das dificuldades do seu dia-a-dia. Não tem preconceito, gosta de ajudar, aconselhar. André contou sua vida cheia de tropeços, com altos e baixos, mas nunca abandonou seu idealismo. Educar, expor idéias, preparar os jovens para o amanhã, é o seu lema.

Professor André, corajoso na vida e ousado no saber, provoca interesse de cada aluno. É competente, dedicado, prestativo, preguiça não tem em seu vocabulário, um jovem culto, boa índole. Frisa aos que querem ouvir: “se caírem três vezes levantem até quatro!”

Uma pessoa que nos dá ânimo a continuar, para não deixarmos de estudar. Ele consegue ver que atrás de cada computador há um ser especial e bom. Em uma semana tínhamos a impressão que conhecíamos o André há anos. Com seu dinamismo soube provar a sua perícia na área.

Nas lições de vida que citava extraclasse, soube criticar e lisonjear sem ofender, mostrou-se excelente coordenador, inteligente e hábil. Ele preparou as provas finais e nos dizia que seria fácil, apenas um relatório de empresa que trabalha com Secos, Frios e Eletros. Nós fizéssemos cinco produtos por item, em cada um constavam os dados necessários. Quando terminávamos os relatórios, tudo era salvo. Ele dizia:

_ Ao sair para o lanche, no intervalo irei conferir seus trabalhos!

Pensávamos que as provas estavam encerradas e voltamos animados para a sala, de repente encontramos os computadores desligados e estranhamos seu comportamento. Ele sorrindo disse:

_ Agora é que vamos iniciar as provas. É uma surpresa! Chegou a hora da verdade, passarei as perguntas no quadro e por sorteio um a um virá até aqui e dará sua versão. Explicará o que aprendeu, assim poderei avaliar a nota de vocês e dar aprovação do exame.

Para a turma foi como jogar um balde de água fria e ficamos em silêncio, apreensivos, não sabíamos o que vinha pela frente, será uma prova de fogo? Este professor desta vez nos pegou de calças curtas? Com sua sabedoria e técnica não tínhamos como colar ou enganá-lo. Ficaríamos de frente para a turma, explicaríamos oralmente, escrevendo ou desenhando sobre o tema perguntado, seu modo de observar, sabedoria em avaliar nosso desenvolvimento perante o que foi ensinado.

A didática utilizada foi um sucesso, naquele momento a mente parecia falhar, dava um branco e ficávamos envergonhados. Neste momento difícil, o professor André entrava em ação com humildade e conhecimento, nos incentivava a não ter receio, que respirássemos fundo e concentrássemos nas perguntas, que as respostas surgiriam. Realmente foi o que aconteceu. Conseguimos fazer os relatos, cada um tentando dar o melhor de si. Mas não ficou por aqui a história, pensamos, agora estamos aprovados! No dia seguinte, mais uma surpresa. Encerramento do curso, mais exercícios e para finalizar, nos testou pela segunda vez. Para certificar-se da nossa aprendizagem, depois do lanche nos alertou que seriamos convocados para um pequeno teste nos computadores, após este trabalho sairia a nota final.

Um professor extremamente estratégico, com manobras que nos valorizava e sentíamos a segurança do aprender através de sua dedicação e talento. Sentimos orgulho de sermos seus alunos, de nos tornamos amigos. O melhor é continuar neste caminho educativo para melhorar cada pessoa que estude em seus cursos, porque essa é a sua missão, aprender e ensinar. Tornar uma mente adormecida em dinâmica através da tecnologia.

Abraços e nossos aplausos a você. Obrigado.

Ilario Ieteka
Enviado por Ilario Ieteka em 15/11/2008
Código do texto: T1285333