O galo e a Lina

“O galo e a Lina”

José Carlos Aparecido Magri

Assim era o Galo Jucão, gostava de ser sempre o melhor. Todo dia cedo, falo bem cedo, acho melhor eu dizer... de madrugada, o galo era o primeiro a cantar soberano, demostrando que ele mandava no terreiro ou se quiser chamar pode dizer quintal, respeitando o avanço da humanidade.

Ali no terreiro havia várias galinhas, franguinhas, e o Galo Jucão vivia no maior chaveco sobre elas. Se aparecia outro galo ,logo era colocado para correr. Assim era o dia a dia ali no terreiro. Mas naquela manha ensolarado o Galo Jucão observou que a Galinha Norminha esta chorando debaixo de um pé de ameixa(Nêspera), e como se achava o tal ,foi lá apurar o que havia ocorrido.

-Olá Norminha,porque chora? Posso ajuda...

-Snif, snif, snifffffffffffffffffffffffffffffff....

-Fala comigo, Norminha, o que aconteceu de tão grave?!

-Snif, snif, snifffffffffffffffffffffffffff....

-Nossa! Acho que foi coisa grave mesmo! Fala comigo Norminha , posso ajudar, o que aconteceu..

-Está bem. Já que insiste vou lhe contar. Como o Senhor sabe, todo dia a Dona Lina vem aqui no terreiro e coloca comida para nós e,somente porque estou velha e não boto mais ovo, ela disse que vai me mandar para a panela. O Senhor conhece aquela música sertaneja Franguinho na Panela, eu já me vejo como Galinha Velha na Panela. Snif, snifff.

-Ah, então é por isso, deixa comigo. Amanhã quando ela chegar vou dar um jeitinho nela. Vai aprender a não mexer com você.

-Nossa! Meu herói.

-Que isso , será um prazer. Afinal quem manda no terreiro sou eu.

E assim foi feito, no outro dia, logo cedo a Dona Lina Chegou e ao pisar no terreiro o Galo Jucão pulou sobre ela, desferindo lhes golpes de espora , bico, etc. Só que ele achava que ela iria ficar quieta e fugir, ocorreu o contrário, ela partiu para cima dele e se ele não fugisse certamente teria como abrigo final uma panela, cheio de gordura fervendo. E a Dona Lina exclamou:

-Galinho besta, tá pensando que é quem? Resolveu mexer comigo e levou uma bela lição. Acho que ele não sabia que já amansei burro selvagem!!!

E a companheira da Dona Lina , a Dona Dita ,de tanto rir teve que correr para o banheiro senão faria sua necessidade fisiológica ali mesmo.

E o galo Jucão?

Todo envergonhado, ferido na sua honra, pulou o muro e desapareceu. Agora seria chamado de Galinho Juquinha.