Bom de bola

Lembrei agora de contar pra vocês um causo muito interessante que certa vez me contou o tio Jordão. Esse meu parente de longe sempre gostou de contar vantagem em tudo e tem mais histórias pra contar do que qualquer escritor já contou até hoje.

Como teremos ainda muitas oportunidades para contar suas várias histórias, vamos no ater agora aos seus dotes como jogador de bola, e olha que ele garante que era bom mesmo, melhor que Zidane, Ronaldo Fenômeno, Zico e até mesmo Pelé.

Tio Jordão era atacante do time dos Canabravas, um time que só tinha cachaceiro, mas não é que os pé-de-cana eram bons de bola mesmo, assim como também eram bons de copo, de garrafa, de litro.

O maior rival do Canabravas era o time do Capim. Assim como existe hoje clássicos como Fla-Flu, Atletiba, Grenal, o clássico mais famoso da região era o Canapim.

Certo dia o Zé Genaro, presidente do Canabravas, convocou o técnico Crispim e todos os jogadores para uma reunião onde revelou aos participantes que aquela era a 101.ª partida de futebol realizada entre os dois times e que o placar de vitória de cada equipe estava empatado em 50 x 50. Aquele jogo seria decisivo e provaria quem de fato seria o melhor. Desse modo, o jogador que se tornasse a estrela daquela peleja, ganharia um prêmio muito moderno pra época, um rádio de pilhas.

Animados com o prêmio que um deles poderia ganhar caso se destacasse no jogo, os atletas do Canabravas entraram no campo em clima de maior animação e dentre eles estava o Tio Jordão, atacante de fibra. O concorrentes do Capim até que entraram animados em campo também e por isso a partida foi pau a pau durante todo o tempo.

O cronômetro do árbitro marcava 44 minutos e 45 segundos da etapa final quando tio Jordão veio num contra-ataque surpreendente, dribla um, dá chápeu no outro, pedala noutros dois e agora é só ele e o goleiro. Último segundo de jogo e tio Jordão chuta como um tiro de canhão! A bola segue direto para as mãos do habilidoso goleiro do Capim e tio Jordão nem comemora.

Mas enquanto tio Jordão se preparava para sair de campo cabisbaixo, ele percebe algo de diferente, um burburinho que vem da torcida e vai crescendo cada vez mais. Então quando se dá conta, o campo está todo invandido de torcedores e os seus companheiros de time vêm todos pro seu lado e o carregam como um verdadeiro astro.

E sabem meus amigos o que aconteceu? Tio Jordão chutou tão forte a bola, que o goleiro realmente segurou o capotão, mas a câmara de ar foi direito pras redes. E foi gooooooooolllllllllllllllll, do Canabravas, é ele, o artilheiro que nunca diz mentira, tio Jordão!!!!

Léo Guimarães
Enviado por Léo Guimarães em 13/02/2009
Reeditado em 13/02/2009
Código do texto: T1437995
Classificação de conteúdo: seguro