Domingos na Dominical

A tradição dos mais velhos é coisa a seguir, ainda mais quando se trata de ir à igreja.

O Seu Domingos, um senhor com seus 94 anos e que não economizou em matéria de fazer filhos e por assim sendo,netos e bisnetos,tem aos montes.

Uma família pacata, boa pra servir aos outros, como se diz por aqui e quando se reúne,parece um formigueiro.

O patriarca da família, como de costume, acorda todos os dias às cinco da manhã, passa uma água nos zóio - como ele diz - e está pronto pra mais um dia.

Por ser um antigo lavrador, e a idade não lhe permitir mais a labuta, o governo com aquele plano irrisório o aposentou e desta feita, vai enfrentar o cotidiano, por entre uma prosa e outra e um olhar de orgulho aos netos e bisnetos.

No domingo, cheguei com a minha família para falar com Deus e nos sentamos perto do Seu Domingos.

O padre vai conduzindo a reza como o de costume e o ancião com a mão na fronte, nota-se que pede proteção para a família, como ela é muito grande, talvez precisasse de duas missas para pedir para todos.

E chega a hora do ofertório.

Uns levam feijão, outros o biscoito caseiro e tem aquele que oferta o peixe e pede dias melhores na pesca e o coroinha com um cesto, faz a coleta, onde os fiéis doam qualquer quantia em dinheiro, para a manutenção da igreja.

O Seu Domingos se levanta e entra na fila para fazer a sua doação.

Eu me levanto e o sigo para também cumprir o ritual.

De repente o Seu Domingos retira do bolso uma nota de cinquenta reais e a coloca no cesto. Mas...

Retira quarenta e nove!

Ao sair da igreja, o perguntei:

- Seu Domingos!Por que o senhor colocou uma nota de cinquenta reais no cesto e fez o troco Seu Domingos?

Ele calmamente me respondeu:

- Óia meu fio! Eu inté isperei o trôco, mais o bistunta do Coroinha ficô calado! Entonçe eu memo fiz o troco, sinão domingo que vem num tem mais uai!

Ele deu aquela risadinha marota e foi-se...

No outro domingo o encontrei no mesmo lugar e ele desta feita arranjou um saquinho de pano com moedas de um real.

Eu o perguntei:

- Seu Domingos, agora o senhor arranjou um saquinho bom uai!

E ele:

- É mô fio! Aquele Coroinha num faz o troco!

Eu fiquei imaginando a cabeça do Seu Domingos.

Religiosamente ele vai à missa todos os domingos e lá está ele contribuindo para com a paróquia!

De uma certeza eu tenho:

Deus vai retribuí-lo em dobro!

Mais um causo das gerais...inté pessuale...inté!

Mestre Tinga das Gerais
Enviado por Mestre Tinga das Gerais em 17/02/2009
Reeditado em 10/04/2020
Código do texto: T1443397
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.