PESCARIA DE PANELA !!!!!!

PESCARIA DE PANELA.

HÁ MUITOS ANOS ATRÁS...., EU COM OS MEUS QUASE 12 ANOS, JÁ UNS 3(TRÊS) DE PESCARIA, COM O IMPORTANTE CARGO DE AUXILIAR DE COZINHEIRO, (LAVADOR DE PANELAS), LÁ PELAS BEIRADAS DO RIO TURVO PERTO DE MINHA CIDADE NATAL GOIÂNIA - GOIÁS, ESTÁVAMOS PASSANDO UM FINAL DE SEMANA GÉLIDO ONDE NINGUÉM CONSEGUIA PEGAR NEM MURIÇOCA, COUBE A MIM FAZER A MAIOR PESCARIA DO DIA. NA MADRUGADA FRIA E ESCURA DE SÁBADO PARA O DOMINGO, OBJETIVANDO COMPLETAR A LIMPEZA DOS VASILHAMES, DEIXEI DUAS GRANDES PANELAS DE ALUMÍNIO BATIDO SUBMERSAS (DE MOLHO) NAS BARRENTAS ÁGUAS DESTE RIO PISCOSO, PARA AMOLECER O ARROZ GRUDADO NO FUNDO, AO VISTORIA-LAS, DEPAREI-ME COM O FATO QUE DEIXARAM OS MEUS OLHOS ESBUGALHADOS E COMPLETAMENTE ESTARRECIDO, ESTAVA DIANTE A SEIS GRANDES TRAÍRAS PRETAS EM CADA PANELA, TODAS TRANQUILAMENTE ALIMENTANDO DOS RESTOS DE ARROZ GRUDADOS AO FUNDO DAS PANELAS, DIANTE A ESTA CONSTATAÇÃO SOMENTE COUBE-ME TRÊMULO, TAMPAR CUIDADOSAMENTE AS PANELAS E RETIRA-LAS DA ÁGUA, FAZENDO A MELHOR PESCARIA DE PANELA DO DIA, FATO INACREDITÁVEL, FICANDO ASSIM, A PARTIR DAQUELA DATA, DECRETADO PELO CHEFE DA EQUIPE OU SEJA MEU BISAVÔ , QUE TODAS AS PANELAS DEVERIAM FICAR DE UM DIA PARA O OUTRO DE MOLHO NAS ÁGUAS DO RIO TURVO PARA EFETIVAR A PESCARIA DE PANELA, EM MINHA HOMENAGEM É CLARO. MAS, TUDO QUE PASSOU RESTA APENAS A LEMBRANÇA DO ACONTECIMENTO, REGISTRADO NAS LINHAS DO TEMPO, NO CORAÇÃO DE QUEM VIVEU, LEMBREI AGORA PORQUE ESTIVE NO MESMO LUGAR ACOMPANHANDO A VENDA DESTAS TERRAS, SENTI O CHEIRO DA MATA RALA, DO CERRADO ESQUELÉTICO, DOS ANIMAIS AUSENTES, DO CHORO DE UM RIO ONDE SEU CRIATÓRIO ERA ABUNDANTE E HOJE EM ESTADO DE OBSERVAÇÃO, SAUDOSO FIQUEI, MEUS OLHOS LACRIMEJARAM AO OUVIR AS VOZES DA TURMA GRITANDO: “ O ZOIÃO VERDE...TRÁS ANZOL E LINHA”, “ ME TRÁS PÃO PARA FAZER MASSA, MAS NÃO COME NÃO”, “PULA NA ÁGUA E TIRA A REDE TUBARÃO..” “SAI DE PERTO QUE ESTE É UMA BALEIA QUE NEM MINHA SOGRA”, “..ESTE É DOS BATUTA...ETA GRANDÃO DESAFORENTO...” “...TIRA ESTE OLHO DE TESOURA CABRA.” “..ESTE AQUI NÃO VAI EMBORA NÃO...” “...HAHAHAHA....SEGURA PELO RABO PORQUE A LINHA JÁ FOI PRA BRECA....” “..OLHA GENTE !!! ESTE É CABIÇUDÃO IGUAL O SEU JOAQUIM...”, ENTÃO O FILME PASSOU RAPIDAMENTE, MINHA VONTADE NAQUELE MOMENTO ERA DE TER DINHEIRO E COMPRAR AQUELE PEDAÇÃO DE CHÃO, PARA ESCUTAR AQUELE SOM TODO DIA. O VENTO PAROU, O RIO CHOROU DE SAUDADE, EU SAÍ NO MEIO DA SAROBONA, SAPATO PRETO DE PELICA, CHEIO DE CARRAPICHO GRUDADO E EMPOEIRADO, PREOCUPADO PARA NÃO BATER NUMA BOLA DE CARRAPATO, SUANDO QUE NEM UMA TAMPA DE CHALEIRA, RESPIRANDO AQUELE CHEIRO SECO DE MADEIRA, MAS FELIZ POR TER RETORNADO PELA ÚLTIMA VEZ AQUELE LUGAR...SAUDADE...COMO É BOM TER SAUDADE DE COISAS BOAS... ACREDITE SE QUISER.....DEUS TE PONHA VIRTUDE !!!!

Kulayb
Enviado por Kulayb em 07/05/2009
Código do texto: T1581207
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.