MORREU... PORÉM COM UMA MELHORA BOA ! ( Celismando Sodré - Mandinho)

MORREU... PORÉM COM UMA MELHORA BOA !

( Celismando Sodré - Mandinho)

Corriam os anos cinqüenta; numa cidadezinha do interior onde o prefeito, além de chefe político incontestável, que todos tinham respeito e medo ao mesmo tempo; era o único médico daquele município, que não admitia que ninguém deixasse de seguir suas orientações.

Zé Silva Simplório da Aceitação era um lavrador simples que morava num povoado do município, vivia da roça e era daqueles homens que nasceram para obedecer e dizer sim a tudo e a todos. Os brasileiros humildes foram acostumados a ter medo das autoridades desde tempos remotos da nossa formação histórica e sociológica; talvez por isso a nossa conivência diante das injustiças cometidas pelos mais poderosos e da apropriação destes para com os bens públicos, mantendo sempre seus privilégios.

O Prefeito Doutor estava a fazer algumas consultas no Hospital público, quando Zé Silva levou seu pai que estava muito doente para ser consultado. Esperou três longas horas numa fila; depois, seu pai foi atendido e medicado pelo Prefeito Doutor e manda-chuva da cidade, sendo acompanhado por Zé Silva Simplório da Aceitação.

Passados alguns meses, próximo às eleições, estava o Prefeito Doutor a caminhar pela feira livre, falando com um e com outro, porque só em época de eleição prefeito aparece em feira livre e nestes momentos sua memória se agiganta, lembra do nome de todo mundo. Talvez , com a preciosa ajuda de incansáveis assessores que ganham apenas para recordar nomes das pessoas simples, que só no momento das eleições são lembradas.

De repente ele se depara com o lavrador Zé Silva, naquela maior alegria, com uma disfarçada ajuda do assessor, lembra do nome de Zé, abraça-o comovido, numa interpretação teatral esplendorosa, lembra do pai de Zé e pergunta: “e aí Zé, como é que vai seu pai, aquela reserva moral de nossa terra, melhorou?”, o humilde lavrador fica sem jeito, meio acanhado, com medo de constranger o Prefeito Doutor porque foi ele que havia consultado seu pai na última vez antes do seu velho morrer, mas responde: “morreu!! O prefeito reage todo admirado: “morreu!! “ e Zé trata logo de remendar: “morreu doutor... mas morreu com uma melhora boa!!!

MANDINHO
Enviado por MANDINHO em 09/05/2009
Código do texto: T1583949