O amigo mais leal

Se há um caso que eu sinto vergonha de contar, o caso é esse. Se há alguém mais desprezível do que o garoto que vou citar, eu não conheço. Porque o meu ódio por ele é maior do que por qualquer outro ser humano do mundo.

Ele tinha um amigo, seu nome era Guilherme. E ele não era bem o tipo de amigo que Ele queria ter. Guilherme era um cdf, nunca estava com os “legais” e só gostava de coisas bobas. Guilherme passava sábado à noite em casa, vendo televisão, e não saia jamais. E Ele não queria isso, não queria um amigo assim, queria ir pro outro lado, onde ele acreditava ser seu lugar.

Um caso interessante é que Ele era apaixonado pela irmã de Guilherme e seu amigo retardado era o único que sabia. Ele nunca contou pra ninguém.

Ele chantageava o “amigo”, pois tudo o que Ele queria era ela.

Ele nunca sequer teve a sensibilidade de ver o quanto Guilherme gostava Dele. O quanto sempre esteve do seu lado, quando os “legais” não estavam lá. Era o amigo mais legal que alguém poderia ter. E mesmo assim Ele o odiava. Ele queria era ela.

Guilherme queria acima de tudo ajuda-lo. E não media esforços para fazer tudo o que Ele pedia. Tudo pra poder ficar com a irmã do garoto. Ele pedia as coisas mais absurdas e Guilherme fazia sem reclamar.

Mas a irmã de Guilherme nunca gostou Dele. Ela nunca nem olhou para Ele. Guilherme tentou lhe avisar, mas Ele estava obcecado demais e não ia parar de tentar. Ela era Dele, disso estava certo.

Quando não estava com Guilherme, Ele se unia aos “legais”, para falar mal do amigo. Pra ridicularizar Guilherme. E Ele fingia que não o conhecia quando o garoto chegava. Guilherme jamais parou de falar com Ele. Estava sempre lá, isso Ele não pode deixar de notar.

Até que chegou o dia, em que Ele conseguiu ficar com ela. Foi a coisa mais maravilhosa. Ele era tão babaca e inocente que não percebeu que ela só ficou por ficar. E pior ainda, ela estava namorando.

No outro dia, quando Ele foi falar com ela, encontrou sua amada com o namorado dela. Ele saiu de perto e foi chorar. Ele era um merdinha fracassado, frustrado com sua vida que começou a desabar.

E quem estava lá? Os “legais” desapareceram. Só Guilherme continuou lá.

Ele foi atrás do amigo, voltar a passar noites vendo filmes de terror, indo juntos pra escola, jogar Uno em dias chuvosos, e ficar depois da hora jogando RPG na biblioteca, todas as coisas que os nerds faziam por lá. Mas Guilherme não o aceitou. O amigo descobriu tudo o que Ele havia feito contra ele. Estava magoado demais. Então pararam de se falar.

Certo dia Ele se mudou e foi doloroso deixar aquele lugar. Com a certeza de que os dois queriam voltar a se falar.

Eles nunca mais se viram. Eles perderam contato para sempre. E um não vai ver o outro nunca mais.

Hoje quem anda sozinho é Ele. Quem é alvo de piadas é Ele. Quem é o nerd anormal é Ele.

Ele se pergunta o aconteceu com o Guilherme. Ele era tão cdf que deve estar numa boa faculdade, com um bom emprego, tudo o que aquele moleque merece. Mas dá uma dor no coração em pensar que não, que talvez ele possa ter sido corrompido e que aquele nerdzinho que ele tanto gostava tenha se transformado num assassino letal.

Eu precisava ter contado isso, porque hoje o seu vazio é devastador. E tudo o que Ele percebe é que seu amor por ela era banal, comparado ao que hoje sente por ele. Ele o ama dez vezes mais do que um dia amou ela. E Ele jamais vai ser feliz novamente sem aquele amigo do seu lado.

O nome Dele é Glaucio Viana e Ele é um infeliz miserável que caiu pro lado do mal.

“Antes de eu morrer, precisava agradecer por sua amizade, pelo primeiro pedaço de bolo e dizer que eu te amo, cara. Você foi meu amigo mais leal.”

Para Guilherme Lopes.

Glaucio Viana
Enviado por Glaucio Viana em 09/05/2009
Código do texto: T1585029
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.