O "BECO DA ALZIRA"

Durante alguns tempos, sem explicação plausível, eu já matutava porque a tia de uma ex-namorada, aos domingos, quando inventávamos de ir à missa, sempre nos fazia a seguinte recomendação: – Vocês não vão pelo “Beco da Alzira!”

Para qualquer efeito, junto à administração familiar da moça, nós íamos era assistir à missa na suntuosa igreja Das Dores, num bairro bem limítrofe ao nosso.

Mesmo, de fato, a gente ficava na bonita pracinha do templo, volteando, comendo pipocas e botando pernas, aqui e ali. Tempo de todo não muito perdido, porquanto a juventude se diverte até com o trivial do comum.

Quando nos sobravam duas vaguinhas de oportunidade, ou por favor de outro casal, num banco, então, ali, encostávamos as nossas pessoas, e haja entrelaçamento de braços, beijos furtivos e papo sem fim.

A guria nunca me fazia qualquer referência ao temido beco. De jeito nenhum. Interroguei-lhe, por vezes, sobre a matéria. Nada. Que ela não sabia a razão pela qual a titia se saía com aquela restrição, coisa e tal. Dias, meses e semanas rolavam. E a recomendação de D. Raimunda, no ar, feito cantiga de grilo: – Vocês não vão pelo “Beco da Alzira!”

Vale dizer que o mal-afamado beco, de verdade, é apenas uma quadra cheia de altos muros, muito escondida, que ainda hoje se aperta por trás de uma antiga fábrica de óleo vegetal, sabão e banha de coco. Fica nas proximidades da velha linha férrea da zona sul, a mesma ferrovia que já levou e trouxe para Fortaleza milhares e milhares de sertanejos, em suas viagens de emigração ou de negócios.

Devagar e na macia, fui tomando interesse em descobrir o porquê das preocupações de D. Raimundinha. Um dia, fiz-lhe a pergunta direta, bem na tela, de chofre: – Ô tia, por que a senhora reprova tanto o “Beco da Alzira”? Ela coçou o queixo, botou um sorriso maroto e sapecou verbo assim: – Nada não, menino. Invenção de gente velha. E daí, de novo, um sorrisinho amarelo desabotoou-se da cara da coroa.

Pois, assim, sem mais nem menos, na estaca zero, estava tudo bem, num empate. Zero a zero para a tia velha e também para mim. Deixei de ser curioso, mas só aparentemente, fingindo o meu resfriamento pelo assunto.

Quem, certa feita, num papo de copos, fez o segredo de D. Raimunda gorar e ir para o brejo foi seu próprio sobrinho. E logo da velha o mais querido, irmão da ex-, e de quem me tornei amigão, já depois que ele levou a camuflagem da tiazinha para a boca da rua.

Em boas conversas de beira de copo, a degustar um tinto ou geladinha, você vai sondando coisas inimagináveis. Elas se vão desfiando, pouco a pouco, e, lá pelas tantas, pimba!, zás-trás! O amigo, ou amiga, que faz a pesquisa dá a volta por cima. E logo fica por dentro até dos planos secretos de um hermético talibã.

– Rapaz, o que se diz de tão ruim, por aqui, desse tal “Beco da Alzira”?

– Eita!... Nem te conto, cara! – falou, ensaiando suspense, o sobrinho predileto da velhota. E acabou de destampar o resto da história: – Mas eu vou sempre te revelar a coisa. Bem tempos atrás, lá no beco, de manhã, cedinho, alguém encontrou as bandas de uma calcinha de mulher, e pensa o havia bordado na peça!... Um nome em letreiro bem graúdo: ALZIRA.

Estava explicado, “ipso facto”, ao pé da letra, o mistério bobo da zelosa e muito cuidadosa de D. Raimundinha.

Fort., 10/05/2009.

Gomes da Silveira
Enviado por Gomes da Silveira em 10/05/2009
Reeditado em 10/05/2009
Código do texto: T1586862
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.