VIVIDOS, OUVIDOS E RIDOS - causos de gaúcho - 07 - UMA DE PACIÊNCIA

Plantávamos arroz em terras de João Carlos Aquino, locali­dade de Boa Vista, margens do rio Butuí, São Borja.
Num ano de muita seca, a água da barragem estava terminando e resolvi pedir um local para instalar uma bomba e licença para construir um canal de encosta, de uns oito quilômetros, ao senhor Adalberto, irmão e vizinho do João Carlos. Fui até a Fazenda São Domingos, também de sua propriedade, acompanhado, co­mo sempre, pelo Batista.

Na hora que chegamos, estacionei a camionete debaixo de um cinamomo37, desci e deixei a porta aberta. Ele ficou no carro.
O seu Adalberto, gauchão bueno7barbaridade, me convi­dou para uns mates8e ficamos proseando um bom tempo. Ele já tinha meio adivinhado o motivo da visita e, cavalheirescamente, quase ofereceu ajuda. Consegui o local, chamado barranca pe­lada, para instalar a bomba e a dita cruzada de água. Acabou sendo beneficiado, pois o canal, além de levar água por todo campo, ainda manteve uma larga faixa de pasto bem verde, atra­vés da filtração, sem contar que as ovelhas, tendo sempre água perto, comiam muito bem o pasto seco.
Quando voltei para a camionete, notei que, aos pés do Ba­tista, havia um ovo. Eu falei surpreso: — Uéi botando ovo! E o velho, com toda a calma: — Depôs que tu desceu, uma gali­nha carijó9veio se chegando devagarinho, meio desconfiada. Como eu não me mexi, ela pulou pro estribo. Eu fiquei só oiando e ela veio vindo, chegô nos meus pé, se aninhô, botô esse ovo aí, me oiô bem séria e saiu quetinha. Vô fazê a tal da ge­mada!

cinamomo - árvore da família das Meliáceas
bueno - bom, em espanhol
mate - infusão feita com erva-mate ( ilex paraguariensis), chimarrão
carijó - com penas pretas e brancas