'' CIGANOS....MINHA ALMA CIGANA? ""


            "" Minha alma cigana....."" sempre uso esta frase, pelo uma vez por dia , para expressar muitos sentimentos que não sei explicar, vontades... , enfim... aquilo que sinto, faço e não tem explicações racionais.

             Nunca parei para pensar ou analisar de onde tirei esta frase, mas me recordo de minha infancia quando circos eram armados no terreno baldio perto de minha casa......os circos sempre chegavam la' na terça ou na quarta-feira ....caminhões com a parte pesada vinham antes...armavam e na quinta ou na sexta-feira chegavam os carros, camionetes , vagões e o restante do pessoal.

              Quando via os primeiros caminhões chegando eu ja' ia me achegando....tentanto ajudar...mas como era pequeno não deixavam, mas permitiam que eu e muitos garotos ficassem por ali ,zanzando ,pois iriam necessitar de nos para vendas de balas, doces e outros pequenos servicos a trôco de assistirmos de graca 'as sessoes.


                A chegada dos artistas sempre era uma festa...chegavam abrindo malas, tirando fantasias, bolas, arcos, roupas...arrumando nos seus devidos lugares...os adultos atarefados...e suas criancas se enturmando rapidos e ...eu sonhava, vibrava , me deslubrava com os palhacos, malabaristas, acrobatas,.. ficava espiando, olhando, ajudando no picadeiro, alimentando os animais, vivendo aquele sonho de um dia aqui....outro ali...


                  Um dos circos foi mais importante para mim dos que todos os outros juntos...recordo de uma familia deste circo bem nitida na minha memoria...era o pai, mãe e bastantes filhos, alguns ja crescidos, casados e com filhos, outros ainda solteiros e alguns quase da mesma idade que eu e outros menores... os pais aparentavam bastante idade mas ainda trabalhavam... ele como palhaço e ela tomava conta da venda dos doces, sorvetes....eram calmos, falavam gostoso com a criançada...estavam sempre juntos...sempre rodeados de crianças, os filhos e no's os ajudantes temporarios...eram unidos... nas refeições sentavam ao redor um fogareiro e contavam historias e estorias para filhos, netos e no's garotos ajudantes ou ''molecada'' como o "" velho "" nos chamava.


                     Nunca soube o nome do velho, era sempre o velho , e todos chamavam assim , a esposa, filhos e netos, acho que o nome era ''velho ''mesmo..ficou assim...


                      Adorava ir la'....ficar com eles, escutar o velho dizer..: - minha alma de cigano...me levou a isto....a aquilo...e contava, contava de suas viagens pelo Brasil todo, nasceu em um circo e no circo queria morrer....nao sei se era cigano ou apenas queria dizer..como eu tambem....nao nasci cigano, portanto nao sou.. ninguem pode, por mais que deseje , se transformar, ''virar'' cigano...nasce-se cigano e ponto final..mas..sentir sua alma como cigano..isto pode sim e era assim que o velho nos ensinava, transmitia liberdade, amor 'a natureza, saber viver e aproveitar o maximo a vida.


                        Contava estorias de tudo e de todos os povos, estorias dos ciganos entao!!!..nos fascinavam, contando as origens do povo cigano la' na India, onde , ele dizia, tudo comecou..


                          As migrações atraves da Europa e se espalhando pelo mundo e influenciando as culturas por onde passavam..e nao se deixando influenciar conservando assim suas origens....nos contava das sortes atraves das cartas, das leituras de maos, das valentias e coragens para enfrentarem as adversidades e principalmente da necessidade de cada dia estar em um lugar diferente.....conhecer outros lugares, povos, culturas....e tudo isto me fascinava...me atraia...e sonhava com tudo isto e entao resolvi........


                           Resolvi que iria embora com eles, para onde fossem eu iria junto, iria com o circo rodar o mundo...ser um deles...e comecei a armar meu plano..... todo dia trazia algo escondido de casa...roupas..brinquedos que gostava..e escondia nos baus do vagão do velho..sem eles saberem ou perceberem..


                            Chegou o dia da partida...desmontaram o circo...lotaram-se os caminhões...carros...camionetes..e eu não me despedi como das outras vezes, me escondi no fundo de uma das camionetes..fiquei bem calado e quieto..e partiram e eu junto..feliz..meu coracao batento forte..eu estava indo..pra onde? quem poderia dizer para onde minha alma cigana estava me levando? mas...um dos ''molecadas '' tinha me visto se esconder....me entregou....me retiraram..nao deixaram..eu chorava..queria ir, queria muito..chorei , espernei, nada adiantou...


                             Um dos filhos do velho me levou para casa com tudo que era meu e me entregou para minha mae...


                               A coitada levou um susto daqueles, não sabia de nada... me botou de castigo.. contou para meu pai..mais castigo..nunca mais pude ir ajudar nos circos...nos mudamos bem longe..para outro bairro e a vida seguiu....e eu e minha alma cigana fomos caminhando juntos, mudando de lugares quando chega a hora e...engracado....'' a hora sempre chega "" incrivel nao?


                           Felizmente encontrei minha alma gemea, ela tambem tem ''alma cigana''..e quando eu comeco a criar raizer...as raizes dela comecam a brotar fora da terra e la' vamos no's de novo em nossa ..

                           ""carroça enfeitada de fitas e de rendas "" em busca dos novos ventos que sopram do norte, do sul, do leste ou do oeste...e vamos aonde o vento nos levar....

                               tem dado certo assim por enquanto..somos casados ja' por 44 anos...nos conhecemos ja' faz  51 anos.. eu tinha  14...ela 13..dois ''ciganinhos'' querendo juntar suas asas e voar..e voamos tão longe de nossa terra... 

                               e agora a saudades 'e ao contrario... 

                                "saudades de nossa terra...( que como dizia o poeta,.)....onde canta o sabia...as aves que aqui gorgeiam não gorgeiam como la'..."" que incrivel não?


                                Tem uma coisa que eu quero muito saber-
 
                                  "" -Alma cigana minha , aonde estas me levando desta vez? "" nada..nada...nenhuma resposta... a nao ser a do eco.....vezzzzz vezzzz.. e fico sem saber de novo......e vou indo...indo....eu e minha "alma cigana".

                                                ********************************

ps:- Tenho muitos amigos ''ciganos'' - muitos verdadeiros, alguns adotados - como eu - pela maravilhosa cultura, sabedoria e tudo que a '' raça cigana "' representa... a eles devo o meu '' MUITO OBRIGADO '' por voces, povo cigano , existirem....jm.
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 31/05/2009
Reeditado em 27/12/2011
Código do texto: T1625268