Vantagem e Desvantagem de ser Bonzinho

Com a fama de moço bom, rapaz de boa índole, muito pacato e de fino trato, já com emprego estável tão logo atingiu a maioridade, funcionário público federal, tornou-se um bom partido para as moças que sonhavam com o casamento. Movido ainda pela paixão da primeira namorada, quase sempre relegava algumas investidas das elegantes jovens da cidade, preferindo aguardar os finais de semana para ir ao encontro de sua caipirinha lá da roça, ex-colega de escola.

Por ser de bom caráter, merecia a confiança de alguns pais mais severos, que não deixavam suas filhas sair sem uma companhia confiável. Sempre que queriam ir ao cinema, diziam que iam em companhia daquele moço, que já estava acompanhado de sua namorada, portanto sem risco de importuná-las.

Depois de algum tempo, tomou conhecimento de que a sua namorada dos finais de semana, era também de outro que, morando mais próximo, se aproveitava da ausência do namorado oficial, o preferido para casamento. Além da proximidade, levava a vantagem de com ela passar maior tempo, provavelmente com um namoro mais chegado, pois com aquele com quem deveria casar mantinha maior pudor, não passando de um mão na mão e um beijinho roubado. Sim, naquela época o beijo na boca não era permitido em público. Poderia até dar em casamento forçado para evitar que a moça ficasse “falada”.

Por outro lado, o moço confiável, para não perder a credibilidade dos pais de algumas daquelas lindas jovens, quando por elas tinha alguma pretensão de namoro, agia secretamente, de comum acordo, a fim de poder sair sem vigilância, por deixar entendido que se tratava de uma simples amizade. Caso contrário, só saía seguido de um “segura-velas”, como prevenção daqueles pais carrascos da época.

Conhecendo aquele bom moço, tive oportunidade de com ele conversar sobre essas interessantes passagens da nossa vida de sertanejo, tendo ele me afirmado que, graças àquele “par de chifres” que ganhou da caipirinha, deixou então de ser bonzinho. Acha que entre vantagens e desvantagens de assim proceder, o prejuízo foi maior do que o lucro. Alguém pretende reavaliar?

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 15/09/2009
Código do texto: T1811689
Classificação de conteúdo: seguro