A Ponte

A Ponte.

(Zésouza)

Ponte metálica de treliças ( guardas) e o caminhão com o trambolho ( uma peça grande) foi bem devagar, um batedor cuidando e para...A peça trancou na travessa superior da ponte. Recua e fica no acostamento;sinaliza. Sete horas da manhã.

Vem engenheiro da transportadora, vem o engenheiro da peça... Olha a peça, olha a ponte; dois centímetros é o que a peça tranca na travessa. Travessa aparafusada, tira a travessa e passa. Pra mexer na ponte tem que falar com engenheiro do departamento das rodovias. O engenheiro da rodovia e o engenheiro chefe do engenheiro da rodovia e logo chegou o engenheiro supervisor do engenheiro da peça. Depois chegou o engenheiro dono da transportadora. Por dois centímetros.

As travessas superiores fazem parte da estrutura ( a Guarda é Viga, a guarda também sustenta). Dois centímetros e cinco engenheiros pensando e calculando. Tem solução, vai tirando travessa e a medida que a peça passa, bota a travessa. Demorado e tranca o trafego entre duas cidades. Comunica as duas prefeituras. As duas prefeituras contribuíram com mais cinco engenheiros.

Dois centímetros, dez engenheiros e tudo bem pensado. Tem que avisar nas estações de rádio das duas cidades vinte e quatro horas antes. Trafego interrompido na ponte toda a manhã.

Nas travessas fixados cabos de energia e de telefone. Dois da luz e um do telefone mais três engenheiros.

Dois centímetros, treze engenheiros, polícia rodoviária, curiosos, reporter de jornal, locutor de rádio, engenheiro gravando entrevista. Quatro horas da tarde.

Bicicleta velha, chinelo de dedo com uma tira amarrada com arame, bermudas sujas, camisa rasgada, mas rubro negra ( do Vitória), óculos de lentes grossas:

- O qui hé´?

Um moleque explica. Ajeita os óculos olha a ponte, olha a peça, olha a ponte e diz:

- Passa.

Ninguém liga. Entra no meio dos engenheiros e fala grosso.

- Passa... Baixa os pneus do caminhão... Tira um pouco do ar...Passa...

***************************

Zésouza
Enviado por Zésouza em 28/11/2009
Código do texto: T1948818