A menina que catava livros no lixo.
 
Todas as tardes, ela saia com sua pastinha na mão.
Pois teria que caminhar uns oito km até chegar a sua escola e, não era nada fácil para ela, pois todos os dias tinha que subir um morro. O sol chamejante tremia e faiscava como pedras de diamantes. A estrada estreita. Caminhava por pedras escaldantes, as lagartixas passeavam pelo seu caminho.
Mas ela nunca desistia, pois sabia que ali estava seu futuro. Gostava de estudar, e de brincar nas horas vagas. No natal, nunca lhe deram sequer um presente. Todos os anos fazia seu bilhetinho e colocava na janela, para esperar papai Noel, mas ele nunca aparecia.
Se era longa a distância, até chegar a sua escola ela e seus colegas iam sempre contando histórias.
Nada tirava seu bom humor, nem mesmo a fome e o cansaço, nem as vezes que tinha que ir com a barriga quase vazia para esperar a hora da merenda, um copo de Leite.
Pois ali estava sua única hora de alegria, quando se reunia com suas coleguinhas. Gostava muito de sua professora Beta, que lhe ensinou suas primeiras letrinhas, e continuara estudando com ela até terminar o quarto ano do primário. Sentava sempre ao lado de Flor-de-lis, era uma da suas colegas preferidas, costumavam sempre voltarem juntas para casa. Mas, de vez em quando, ela costumava ficar para trás. Distanciava-se de toda a turma, diminuía os passos, è que, ali moravam pessoas muito ricas e perto das casas tinha algumas caixas de lixo. Ela sabia que eles costumavam deixar os livros que não queriam mais e eram jogados fora. Ela catava todos, e saia guardando na sua pastinha. Até aqueles que estavam descuidados, ela tinha todo trabalho de deixar perfeito. Fazia curativo em todos que estavam rasgados.
E foi assim todo o tempo de sua vida. Foi juntando todos os livros que encontrava pelo seu caminho. A mãe sempre lhe perguntava:
-flora para que você junta tantos livros?
-Mamãe um dia ai de me ter serventia!
-Flora hoje você termina o seu curso, e terá que partir para fazer uma faculdade. Vá conversar com seu tio para vê se ele arranja um cantinho na casa dele para você poder estudar.
Ela partiu para a capital, foi fazer a sua faculdade. Era um sonho de um dia ser uma Professora. Era bastante inteligente. Nada fez com que desistisse do seu sonho. Na faculdade fez novas colegas de curso, estudava e trabalhava ao mesmo tempo.
Pois vinha de uma família pobre, não podia se dar ao luxo só de estudar. Os trabalhos da faculdade foram aparecendo as dificuldades para pesquisar foram aumentando.
Naquele tempo, ainda não se podia contar com a modernidade de hoje, a internet, para fazerem as pesquisas.
Só que, para quem juntou e catou os livros que eram abandonados e deixados no lixo para trás, não era nenhum problema, agora ela dispunha de uma linda e variada biblioteca de fazer inveja a qualquer colega de faculdade. Estavam ali, aqueles livros que ela catou a vida toda no lixo quando jogados fora, agora estavam todos ali ao seu dispor. Se a mãe agora pudesse ver o quanto tudo aquilo lhe foi necessário...
 
Fim.
Rayalvessilva
Enviado por Rayalvessilva em 10/12/2009
Reeditado em 08/04/2017
Código do texto: T1971569
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.